Novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é descoberto na China

Conforme o estudo, o "G4EA H1N1" já parece ter alta capacidade de infectar humanos

iBahia - Nesta segunda-feira (29), cientistas chineses anunciaram que foi identificado um subtipo de vírus da gripe em porcos que tem potencial para gerar uma nova pandemia. De acordo com o jornal O Globo, o novo patógeno é variedade predominante do vírus influenza em fazendas de suínos na China desde 2016, em 10 regiões diferentes.

Ainda segundo o jornal, o grupo, comandado por Honglei Sun, da Universidade Agricultural da China, publicou uma descrição do vírus na revista científica "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Classificado num estudo com a sigla "G4 EA" (genótipo 4 da variedade Eurásia/aviária).

Conforme o estudo, o "G4EA H1N1" já parece ter alta capacidade de infectar humanos, por ter estrutura biomolecular parecida com a variedade que causou a pandemia de 2009, já ter infectado células  humanas cultivadas em labolatório e infectado furões, que são mamíferos com padrão de vulnerabilidade similar ao humano.

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, os cientistas também fizeram exames de anticorpos em trabalhadores da indústria da carne suína que apontou que vários deles já haviam sido infectados pelo vírus.

"Controlar os vírus G4 EA H1N1 prevalentes em porcos e monitorar populações humanas, especialmente trabalhadores na indústria da pecuária suína, são medidas que devem ser implementadas com urgência", afirmam Sun e colegas no estudo.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.


              

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.







Postar um comentário

0 Comentários