Jovem atingido por raio no banheiro da casa diz que tinha colocado celular para carregar: 'Poderia ter morrido'

Lucas Monteiro Semolini, de 26 anos, contou que se preparava para tomar banho no momento em que foi atingido. Ele foi encaminhado para o Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP), e recebeu alta na terça-feira (12).

Jovem foi atingido por raio durante temporal em Várzea Paulista (SP) — Foto: Arquivo pessoal/Lucas Monteiro

O jovem de 26 anos que foi atingido por um raio enquanto estava no banheiro dentro de casa, em Várzea Paulista (SP), relatou que momentos antes de sofrer a descarga elétrica tinha colocado o celular para carregar e estava com o aparelho na mão.

O caso foi registrado nesta segunda-feira (11) durante temporal na cidade. Em entrevista à TV TEM, Lucas Monteiro Semolini ressaltou que foi um momento assustador.

"Eu tinha acabado de colocar o celular para carregar, estava com ele na mão, quando senti o choque. Raio veio pelo carregador e me atingiu. Meu corpo paralisou. Foi muito rápido. Minha voz parou de sair. Estava indo tomar banho. Então, acho que, se isso acontecesse alguns minutos depois, eu poderia ter morrido", diz.

Após a descarga, Lucas foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP), onde ficou internado até terça-feira (12). Agora, ele se recupera do susto em casa com a família.

"Graças a Deus não fiquei com nenhuma sequela e meus exames estão todos normais. Só ficar de repouso. A gente não acha que vai acontecer até quando acontece com a gente. Minha família não quer saber mais de carregar o celular", afirma.

Temporada de raios

Segundo o ELAT/INPE, foram registrados 65 raios em Várzea Paulista na segunda-feira (11). Destes, 48 atingiram o solo.

Especialistas explicam que os raios aparecem mais justamente no verão e que janeiro é a temporada. Quanto mais quente fica o ar, mais leve ele fica, e mais rápido sobe para a atmosfera. No encontro com temperaturas mais frias, há formação de gotículas de gelo que se chocam dentro das nuvens, formando a eletricidade.

"A corrente média de um raio medido aqui no Brasil é cerca de 1.240 vezes maior que a corrente de um chuveiro elétrico de alta potência, de 7500 watts, aquela corrente que é capaz de aquecer a água que nós tomamos banho. Então, você imagina uma corrente 1.200 vezes maior que ela", destaca Silvério Visacro, pesquisador da UFMG.

Quando há formação de nuvens com raios no horizonte, o melhor a se fazer é evitar lugares abertos e buscar abrigo em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo.

A possibilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, mas, no Brasil, essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano, segundo o Inpe.

Foram 144 milhões raios registrados no ano passado no Brasil, o que pode ser explicado pelo La Niña. O fenômeno resfriou as águas do Oceano Pacífico na região equatorial e alterou a circulação da atmosfera no planeta.

Com informações G1.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.








Postar um comentário

0 Comentários