10 benefícios surpreendentes da batata-doce que você precisa conhecer

A batata-doce é uma das raízes mais consumidas no Brasil, mas poucos conhecem os seus benefícios - 1. Controla o colesterol

1. Controla o colesterol

Rica em fibras, principalmente a pectina, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares como infarto, derrame, entre outras.

2. Promove o aumento da massa muscular

Famosa entre os atletas e amantes de atividades físicas em geral, a batata-doce é rica em glicogênio, que age no organismo como um combustível para os músculos, atuando diretamente na contenção do mesmo durante os treinos, especialmente os que exigem força, evitando o desgaste da área e promovendo o desenvolvimento muscular.

3. Evita a constipação

As fibras alimentares da batata-doce contribuem para o melhor desempenho do nosso aparelho digestivo. Portanto, há ganho real no trânsito intestinal — prevenindo problemas como prisão de ventre e constipação. Além disso, a batata-doce tem efeito calmante sobre intestino e estômago. Vitaminas como complexo B, potássio e cálcio são poderosas armas na cura de dores estomacais.

4. Ajuda a emagrecer

Item essencial no prato para aqueles que buscam uma alimentação balanceada, o a batata-doce favorece o emagrecimento, dado que suas fibras e vitaminas garantem a sensação de saciedade ao organismo. Evitando aquela fome comum em muitos momentos do dia.

5. Auxilia na prevenção do câncer

A batata-doce possui grande quantidade de fibras, que são importantes para fortalecer as bactérias benéficas do intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Este processo conduz a prevenção do câncer de intestino.

Além disso, de acordo com o famoso Nurse’s Health Study, desenvolvido na Escola de Medicina de Harvard, o tubérculo pode ajudar na prevenção de outros tipos de câncer, como de próstata e de mama, pois é rica em vitamina C, betacaroteno e antocianinas que protegem as células contra os radicais livres. O estudo também descobriu que mulheres que ingeriam grandes quantidades de alimentos ricos em betacaroteno, como a batata-doce, reduziam os riscos de desenvolver câncer de mama em até 25%!

6. Aumenta a energia

Fonte de carboidratos saudáveis, a batata-doce fornece energia e contribui para melhorar desempenho e disposição no dia a dia. Além de garantir estabilidade muscular durante a prática de exercícios físicos.

7. Pode prevenir o envelhecimento

Graças à vitamina E em abundância, o alimento atua na prevenção dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas instáveis, que quando estão em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA. Por isso, a importância de consumir alimentos que ajudar a combater essas substâncias.

8. É indicado na gravidez

A batata-doce é indicada para uma alimentação equilibrada durante a gravidez, já que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B16 — fundamentais para desenvolvimento celular, formação óssea e reparação de tecidos —, além do cálcio, que contribui na formação dos nervos, coração e músculos, por exemplo.

9.Controla os níveis de açúcar no sangue

Segundo pesquisas, o alto teor de fibras alimentares da batata-doce ajuda a equilibrar o ritmo da digestão de insulina e consequentemente a regulação de açúcar no sangue. Portanto, é um alimento que oferece a quantidade de energia necessária ao corpo sem sobrecarregá-lo com açúcares.

10. Reforça a imunidade

A batata-doce contribui para manter o organismo livre de gripes e resfriados, uma vez que o alimento é fonte de vitaminas capazes de impedir ações que enfraquecem o sistema imunológico.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários