Saúde: Entenda o que é 'pescoço de texto', problema causado por uso de celular

Cabeça abaixada para olhar o aparelho causa sobrecarga na nuca. Especialista aponta exercícios para ajudar a corrigir a postura.

Cabeça abaixada para olhar o aparelho causa sobrecarga na nuca. Especialista aponta exercícios para ajudar a corrigir a postura.
Resolver tudo pelo celular pode ser muito prático. Mas também pode criar um problema de saúde.
Parecia que estávamos indo tão bem cada vez mais equilibrados em duas pernas, mas de uma hora para outra nossa atenção foi desviada a ponto de transformar nossa postura.

A equipe do Jornal Nacional chamou um fisioterapeuta pra ajudar a identificar o chamado "pescoço de texto". O nome é porque a cabeça fica abaixada quando você está digitando no celular. “É como se tivesse um avançar da cabeça em relação à linha média.”, diz o fisioterapeuta Leonardo Machado.
Veja no vídeo acima como o pescoço do Márcio está muito fora do eixo vertical do corpo. E, mesmo quando ele não está lendo, o pescoço já fica naturalmente mais pra frente.
Jornal Nacional: Alguém já te falou isso?
Márcio Tadeu de Almeida, funcionário público: Não, não percebi. Agora, até vocês falando, percebi com a situação realmente.
Ele não percebeu porque a dor ainda não começou.
Jornal Nacional: O problema é o futuro?
Leonardo Machado, fisioterapeuta: Quando essa dor começar a se instalar, será um sinal de que o corpo esgotou todas as formas de adaptação e conforto. Só que essa dor geralmente está associada já a um processo degenerativo já instalado.
O certo é deixar o celular mais na altura do olho. O pescoço faz menos força. Ponto pra Paula.
Jornal Nacional: Mas você acha que conseguiriam ficar assim durante muito tempo?
Paula: Não. Se não tivesse a bolsa para apoiar, não.
A cada hora que você abaixa a cabeça para ficar olhando no celular, é como se um peso de 25 quilos tivesse na sua nuca, o que faz com que o seu pescoço fique se projetando cada vez mais pra frente.
O Douglas procurou o fisioterapeuta porque já tá sentindo dor. “Dirigindo, no carro, assim. Eu já percebia que eu não estava mais encostando a cabeça no encosto, eu estava realmente colocando o pescoço pra frente”, diz ele.
Alguns exercícios podem ajudar. “A pessoa vai estender a cabeça de forma suave e depois começar a estender o tronco também de forma bem suave para trás”, explica o fisioterapeuta.
Pode ser no chão mesmo “Tenta levantar os cotovelos, não deixa sentir nenhuma compressão atrás”, diz fisioterapeuta.
A que ponto chegamos: um mundo novo na palma da mão puxou nossa cabeça como um imã. Agora, o desafio é voltar um pouco ao passado pra que o horizonte volte a ser o foco do nosso olhar.
 Informações: G1
Veja o vídeo abaixo como as pessoas se comportam no dia-a-dia com o uso do celular e os problemas que podem vir depois!

                      

Veja as adaptações e posições certas de se usar um computador, assim não prejudicando sua saúde mais tarde.




Postar um comentário

0 Comentários