Meteoro que causou clarão no céu de cidade do Brasil é do tipo bólido; veja vídeo

Até o momento, as informações indicam que o fenômeno ocorreu às 18h59min e foi visto também em algumas cidades da Paraíba, do Ceará e da Bahia

O clarão no céu seguido por ruído intenso que surpreendeu moradores de algumas cidades do Sertão de Pernambuco, na noite de quarta-feira (15/7), e teve ampla repercussão nas redes sociais foi um bólido, tipo de meteoro que atravessa a atmosfera do planeta e, de acordo com a sua inclinação, pode causar um forte lampejo seguido de estrondo.

Até o momento, as informações indicam que o fenômeno ocorreu às 18h59min (horário de Brasília) e foi visto também em algumas cidades da Paraíba, do Ceará e da Bahia. As informações são da ONG Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e do AstroPE — Grupo de Astronomia de Pernambuco.

De acordo com análises preliminares da Bramon, o bólido entrou na atmosfera nas proximidades de Serra Talhada (PE), ficou nítido inicialmente entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE) e seguiu na direção sudeste, desaparecendo no céu a sul do município de Arcoverde (PE).

A instituição afirma que segue trabalhando em busca de definir a órbita do meteoroide, bem como estimativas de tamanho e massa do objeto. O bólido foi registrado por pelo menos sete câmeras do site Clima Ao Vivo, através de torres da Atel Telecom.

Vestígio

O AstroPE também está investigando a trajetória para descobrir se o objeto deixou algum vestígio físico no solo — material chamado de meteorito. "A grande maioria dos objetos com essas características se fragmentam, se pulverizam ainda no ar. Mas existem também aqueles que conseguem resistir à atmosfera e caem no solo", explica James Solon, fundador e coordenador do AstroPE.

"Inicialmente pensamos na probabilidade de que o objeto fosse uma fireball, que é um meteoro que tem brilho superior ao planeta Vênus. No entanto, essa característica de estrondo resultante de choque com a superfície é mais próximode um bólido, que tem uma maior dimensão e é ainda mais brilhante”, conta Solon.

Comum no Sudeste

De acordo com o professor, o fenômeno do bólido é mais comum no Sudeste do Brasil, como em São Paulo. A última vez que algo do tipo ocorreu em Pernambuco foi em 15 de outubro 2014, quando um fireball apareceu na Região Metropolitana do Recife.

"Eu e meus pais estávamos dentro de casa quando ouvimos um estrondo muito forte, a princípio pensei que fosse um trovão, mas o barulho foi mais forte que o normal", disse o estudante Ênio Góis, que estava na cidade de Custódia quando o bólido passou pelo Sertão. "Foi uma vez só o barulho. As pessoas comentaram no Whatsapp que viram um clarão antes do barulho".

Ainda noite da quarta-feira (15/7), boatos no WhatsApp chegaram a afirmar que o clarão se tratava da queda de um avião de pequeno porte. No entanto, a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco negou a procedência da queda. De acordo como sismólogo Eduardo Menezes, nenhum tremor de alta intensidade foi constatado na região.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.


              

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários