Curados da Covid-19 sem internação podem ter "nova doença" pulmonar

O aparecimento da fibrose pulmonar, diz o pneumologista, pode ocorrer após vários meses, provocando a presença de excesso de tecido fibroso nas paredes pulmonares e uma insuficiência respiratória permanente

Após meses de combate à pandemia de Covid-19 , o Brasil começa a ter um número maior de pessoas recuperadas. Porém, segundo especialistas, o novo coronavírus (Sars-coV-2) pode provocar uma fibrose pulmonar "atípica", que pode aparecer também em pessoas que nem foram hospitalizadas.

"Essa fibrose pode aparecer meses após a infecção e se associa a uma patologia que altera os vasos sanguíneos em torno dos alvéolos, modificando a função cardíaca. Esta é uma grande preocupação dos pneumologistas franceses", diz o especialista francês Nicolas Girard, do Instituto do Tórax do hospital parisiense Montsouris.

O medo da comunidade científica é que essa "nova doença" demore para ser diagnosticada nos pacientes que não foram internados e por isso não passaram por exames mais aprofundados.

"A Covid-19 pode atingir o pulmão de diferentes maneiras", observa o médico francês. "Na prática, se há sintomas respiratórios persistentes, os pacientes devem consultar o médico e ter o acompanhamento de um pneumologista", acrescentou ele em entrevista à RFI.

O conselho do médico, em casos de sintomas persistentes, é buscar ajuda especializada. O profissional então constatará, com a ajuda de um pequeno equipamento colocado no dedo, se falta oxigênio no sangue. Também são necessários testes respiratórios para verificar a capacidade pulmonar.

O aparecimento da fibrose pulmonar, diz o pneumologista, pode ocorrer após vários meses, provocando a presença de excesso de tecido fibroso nas paredes pulmonares e uma insuficiência respiratória permanente. A doença é incurável, mas existem medicamentos que desaceleram sua evolução. Essas sequelas são mais comuns nos doentes que foram entubados, mas pacientes que não foram hospitalizados também correm o risco desenvolvê-la.

iG.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

              

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários