'Primeiro grupo a ser liberado será o ensino superior', diz Rui Costa sobre aulas

O governador Rui Costa reafirmou nesta segunda-feira (26) a intenção de fazer uma volta às aulas escalonada por grupos. Com isso, o primeiro grupo a voltar a ter aulas presenciais seria o de universidade e faculdades. Ainda não há uma data definida para essa liberação, contudo.

"Nós estamos avaliando ainda, essa semana a gente deve tomar alguma posição. Devemos fazer um processo de forma escalonada. Inicialmente devemos retornar o ensino superior, universidades, e deixar rodar uma, duas semanas, para ver o comportamento, e depois ir gradualmente liberando. Tô dizendo isso mas não quer dizer que vai voltar necessariamente. Cada universidade define seu cronograma, vai ter sua autonomia para definir calendário. Não é determinação para retomar. Quer dizer que do ponto de vista sanitário e de saúde estaria liberado para retornar", disse Rui nesta manhã, durante visita a obras do metrô. "O segundo grupo será o de nível médio".

Ele disse que a ideia é ser cauteloso, especialmente em um momento de aumento de aglomerações. "Nesse momento temos dois tipos de aglomeração ocorrendo em todo Brasil, não só na Bahia. A das festas clandestinas, paredões, festas noturnas, e aglomeração fruto de caminhadas eleitorais. Temos visto muita gente aglomerada", disse. "Não queremos confundir um eventual pico de contaminação com um retorno às aulas".

Segundo o governador, não há indicativo de segunda onda da pandemia. "Estávamos em uma queda acentuada nas taxas de contaminação e parou de cair. As aglomerações estão provocando algum grau de contaminação. Não o suficiente, graças a Deus, pra provocar uma subida nos números, mas foi o suficiente para conter a queda", avaliou. "Não temos nenhum sinal de uma segunda onda no estado", disse, afirmando que há perguntas sem resposta, como se a imunização de rebanho já chegou.

Rui pediu que a população continue seguindo as orientações sanitárias, como uso da máscara, que diz ter percebido ter caído. "Por enquanto o melhor jeito de se proteger é usar máscara na rua o tempo todo".

Ele também comentou a suspensão do home office para servidores públicos de mais de 60 anos. "Estamos em fases lentas, graduais e sucessivas de liberação. Inicialmente estávamos com todos restritos, quem tinha mais de 60 anos, e agora tiramos essa restrição e só vai ficar em casa aqueles que tiverem alguma morbidade, alguma doença correlata. Aqueles que não têm, devem voltar, adotando as medidas de proteção", disse.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários