VÍDEO: PMs são chamados após briga, levam socos e revidam

Segundo a PM, os policiais foram acionados para um acidente de trânsito em Carapicuíba, e, durante o atendimento da ocorrência, enquanto atuavam para mediar a situação, um dos motoristas passou a ofender os agentes, que lhe deram voz de prisão.

 

Policiais militares revidaram agressões e bateram em três pessoas durante o atendimento de uma ocorrência de briga de trânsito em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram os PMs dando socos em um homem e em duas mulheres (veja acima).

Na filmagem, é possível ver policiais tentando prender um homem. Ele foi acusado de desacatar e ofender os policiais. E antes, teria se juntado com outro homem e agredido o motorista de um carro que bateu no veículo deles e fugiu porque não tinha habilitação. Eles ainda teriam batido na mulher do condutor, que estaria grávida.

Quando os PMs tentam deter o rapaz, ele foge e agride os policiais com socos no rosto. Um dos agentes revida batendo nele. Depois, é cercado por mais PMs, consegue escapar, mas é imobilizado.

Na sequência, quando o homem é colocado dentro da viatura, uma mulher se aproxima de um policial e impede sua passagem depois de dizer que ele falou algo para ela. Não é possível saber o que o agente disse. Na sequência, a mulher dá um soco na cara do PM, que revida com dois murros no rosto dela.

Uma garota também aparece e dá um soco no rosto do PM que havia batido na mulher. O policial, então, também dá um murro na cara dela.

 

PM foi chamada para atender ocorrência de briga de trânsito em Carapicuíba — Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo a Polícia Militar (PM), os policiais foram acionados para um acidente de trânsito em 14 de novembro e, durante o atendimento da ocorrência, enquanto atuavam para mediar a situação, um dos motoristas passou a ofender os agentes, que lhe deram voz de prisão. De acordo com a corporação, três policiais ficaram feridos.

Os vídeos serão analisados pela PM e pela Polícia Civil. Também foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos agentes. Não há informação se eles foram afastados.

'Despreparo'

 

Vídeo mostra momento que homem agride PMs, que revidam com socos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ouvidoria da Polícia de São Paulo repudiou as cenas que mostram a ação da PM.

O ouvidor Elizeu Soares Lopes as classificou como “um absurdo” e disse que houve despreparo dos policiais para atender a ocorrência.

“Essa ação foge completamente ao protocolo da PM. É um absurdo. Denota uma certa falta de preparo desses policiais”, disse Elizeu, que pediu para a Corregedoria da PM apurar a conduta dos agentes. “Ali parecia briga de rua”

"Eles [PMs] têm spray [de pimenta]. Poderiam ter usado um spray [contra os agressores]. Foi uma conduta fora do padrão e protocolos da PM", sugeriu o ouvidor.

Para o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais, as testemunhas que viram a briga têm de ser ouvidas para esclarecer o caso.

“As testemunhas serão fundamentais para o melhor esclarecimento dos fatos. As imagens mostram que houve conflito e confronto entre os PMs e os civis”, afirmou Ariel.

Segundo ele, podem ter ocorrido os seguintes crimes na ocorrência: “Em princípio, abuso de autoridade e lesão corporal por parte dos PMs. Mas também pode ter ocorrido desacato e resistência à prisão”.

7 presos

 

PM revida soco dado por mulher durante ocorrência em Carapicuíba — Foto: Reprodução/Redes sociais

Até a publicação desta reportagem a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não havia informado ao G1 como o caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) de Carapicuíba.

A reportagem apurou que os PMs prenderam ao menos sete pessoas, entre homens e mulheres envolvidos na ocorrência. Parte do grupo foi algemada. Todos teriam sido soltos em seguida.

No DP, os policiais informaram que houve “lesão corporal, embriaguez ao volante, desacato, resistência, ameaça, injúria, dano, dirigir sem habilitação, fuga do local do acidente e abuso de autoridade” por parte dos detidos.

Os agentes da PM mencionaram no boletim de ocorrência as agressões que sofreram com detalhes, mas não informaram sobre os socos que deram nas três pessoas que aparecem no vídeo.

Segundo o G1 apurou, os PMs entendem que agiram em legítima defesa. Eles darão suas versões, provavelmente, à Corregedoria da PM, que decidirá se houve excesso ou não na abordagem. Pelo menos 13 policiais participaram da ocorrência.

Até a publicação desta reportagem não havia informações se mais pessoas, além dos agentes, se feriram.

Mulher dá soco no rosto de policial, que revida com outro soco na cara dela — Foto: Reprodução/Redes sociais

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários