Rasgaram cartão de vacina da minha mãe e colocaram Butantan, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que rasgaram o cartão de vacinação da sua mãe, Olinda Bunturi Bolsonaro, de 93 anos, logo após a aplicação da primeira dose do imunizante contra a covid-19. Em live semanal transmitida pelas redes sociais, Bolsonaro afirmou que, na semana passada, a mãe recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19, mas que no cartão consta a vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o governo de São Paulo.

"Aqui está o cartão de vacina da minha mãe, ela foi vacinada no dia 12 de fevereiro, primeira dose, lote tal, fabricante Oxford. 'Tá' aqui. Ela foi vacinada e o cara [profissional de saúde que aplicou a vacina] foi embora. Horas depois ele volta apavorado, chamou a pessoa que acompanha minha mãe, pegou o cartão de vacina e rasgou. Daí entrega para minha mãe um cartão escrito vacina do Butantan", afirmou Bolsonaro.

O UOL entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Eldorado, cidade do interior de São Paulo onde vive a mãe de Bolsonaro, para pedir um posicionamento sobre o ocorrido, logo após a acusação feita pelo presidente.

Durante o período de testes da CoronaVac, Bolsonaro chegou a dizer que o imunizante era a "vacina chinesa de João Doria" e que o povo brasileiro não seria "cobaia". Em outubro, ele desautorizou publicamente o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado a compra de 46 milhões de doses do imunizante.

As duas vacinas aplicadas atualmente no país —a CoronaVac, do laboratório Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca— foram aprovadas emergencialmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 17 de janeiro.

Ambas divulgaram sua taxa de eficácia global contra a covid-19 acima de 50%, índice estipulado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para aprovação dos imunizantes, comprovando cientificamente a sua eficácia.

Nos testes, nenhum voluntário vacinado adquiriu uma forma grave da covid-19 se contaminado. As taxas de eficácia dos dois imunizantes são semelhantes às verificadas em vacinas que já fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunização), como a da gripe.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários