Senado aprova MP que reduz conta de luz até 2025; saiba mais

Nova medida provisória entra em vigor a partir desta quinta-feira (4)

 


O  senado federal aprovou nesta quinta-feira (4) uma medida provisória que possibilita a transferência de  recursos elétricos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) com objetivo de reduzir o valor da conta de luz para os consumidores até 2025.

Se não fosse votada até a próxima terça-feira (9), a medida perderia a validade.

A CDE é abastecida pelos impostos de energia. É uma tarifa usada para, por exemplo, subsidiar descontos na conta de luz de quem faz irrigação ou para consumidores de baixa renda. Também serve para financiar a geração de energia em áreas isoladas.

As empresas de distribuição de energia eram obrigadas a aplicar parte das suas receitas em pesquisa e desenvolvimento do setor. Com a nova MP, parte deste dinheiro pode ser transferido para o CDE.

Com essa nova fonte de recursos no CDE, a expectativa é que os reajustes diminuam. 

Senadores críticos a proposta apontam que, apesar de reduzir a tarifação no consumidor final, a nova medida retira o dinheiro que seria destinado a inovação e pesquisa. 

Defensores da MP, porém, argumenta que a nova medida libera R$ 3,4 bilhões que estão travados nas empresas. Para eles, o aporte para a CDE não prejudica as pesquisas. 

 

Outros pontos 

 

A proposta também isenta as empresas de pagar por empréstimos concedidos por outras fornecedoras em determinadas circunstâncias, o que também impactará positivamente nas taxas cobradas aos consumidores dessas companhias.

O dinheiro para pagar essas dívidas virá do Reserva Global de Reversão, que é um encargo pago à União pelas empresas para  financiar projetos de aperfeiçoamento e expansão, em benefício das companhias do setor.

Além disso, O texto impede o aumento de tarifas de consumidores de estados atendidos por distribuidoras que eram da Eletrobras, mas que foram privatizadas.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários