Raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Esse vídeo mostra que sim; assista

Meteorologista explica o motivo do fenômeno acontecer nessa época do ano em Santa Catarina

 

Sete raios foram registrados caindo no mesmo lugar tarde de ontem em Timbó 

Sete raios foram registrados em um vídeo caindo no mesmo lugar na tarde desta terça-feira (18), em Timbó. O meteorologista do AlertaBlu Gabriel Cassol explica o motivo desse ‘show de luzes’ nessa época do ano.

De acordo com especialista, esses fenômenos acontecem devido ao movimento das partículas de água ou cristais de gelo que ficam dentro da nuvem em dias de tempestade.

“Quando elas estão se chocando acabam formando essas descargas elétricas e essas descargas podem acontecer de três formas: entre as nuvens, entre a nuvem e o solo e dentro da nuvem”, explica.

O especialista ainda afirma que as descargas elétricas são comuns em épocas de verão, pois a quantidade de calor é maior e as descargas podem acontecer a qualquer momento.

“A maior frequência de descarga elétrica é no Brasil, principalmente no verão. O nosso país está no ranking mundial entre um dos com mais descargas elétricas por conta do calor e por ser um país tropical”, finaliza.

Raios são perigosos?

Todo raio traz um perigo a humanidade devido aos milhares de volts, pode haver queimaduras e morte súbita. Conforme a meteorologista do AlertaBlu Tatiana Martins, o fato dele ter caído no mesmo lugar ou próximo pode ser devido a uma torre elétrica, um edifício ou árvore ponte aguda.

“O raio sempre irá buscar um caminho mais fácil para o solo, então quanto mais alto o objeto mais fácil fica de atrair o raio. Uma torre de energia elétrica ou de telecomunicação por exemplo, ela irá atrair com mais facilidade o raio, pois ela é o caminho mais fácil entre a nuvem e o solo’’, finaliza.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários