Norovírus: análises apontam aumento de casos em Salvador; veja sintomas

Amostras estudadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicaram uma prevalência de quase 43% de resultados positivos

Secretaria Municipal de Saúde descarta hipótese de surto da doença

A capital baiana, Salvador, observa um aumento no número de casos de norovírus, espécie de vírus resistente e com alta capacidade infecciosa, segundo aponta análise da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O laboratório de virologia da instituição identificou que, entre o fim de abril e a primeira semana de maio, das 35 amostras colhidas ao menos 15 testaram positivo, uma prevalência de quase 43%

"Isso chama atenção porque ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto", alertou o virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Gúbio Soares, ao portal g1.

SINTOMAS DO NOROVÍRUS

Pacientes infectados apresentam os primeiros sinais no período entre 24h e 48h após a contaminação. Os sintomas podem persistir por um a três dias.

O norovírus pode provocar:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre alta;
  • Dores no corpo e no estômago. 

TRANSMISSÃO DO NOROVÍRUS

Conforme a publicação, é possível ser infectado pelo vírus através da ingestão de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas infectadas

Pacientes com norovírus podem transmitir a doença até dois dias após o desaparecimento dos sintomas

COMO SE PREVENIR CONTRA O NOROVÍRUS

Gúbio Soares indica que os indivíduos devem adotar alguns cuidados básicos para evitar ser infectados pela doença. São eles: 

  • Evitar contato com pessoas que estejam vomitando ou com diarreia;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Usar água sanitária no local atingido pelo vômito;
  • Usar máscara ao cuidas de pessoas contaminas;
  • Evitar ter contato com a saliva de indivíduos infectados.

SECRETARIA DESCARTA SURTO

Na tarde de quarta-feira (4), todos os 15 leitos de UTI pediatria da UPA dos Barris estavam ocupados por pacientes diagnosticados com diversas doenças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, há um aumento na demanda por atendimento em Upas e em gripários de Salvados, mas a Pasta descarta hipótese de surto de virose causada pelo norovírus. 

"Nós ainda não temos nenhuma informação a respeito disso, mas caso seja confirmado, com certeza a secretaria irá intervir. Nós não temos como lutar contra vírus, o que podemos fazer é minimizar as situações de transição, fazer o uso da máscara ainda continua sendo uma medida extremamente efetiva para todos os vírus de transmissão respiratória", disse ao portal.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários