VÍDEO: Criminosos fecham ruas, roubam bancos e atiram contra a polícia no ES

Operação das polícias Civil e Militar acontece na região na busca de suspeitos. O esquadrão antibombas foi acionado para desarmar granada. Polícia disse que nenhum suspeito foi preso e ninguém ficou ferido.

 


Homens armados e encapuzados invadiram Santa Leopoldina, cidade da Região Serrana do Espírito Santo, e fecharam ruas, atiraram contra carros da polícia que tiveram os pneus furados, renderam motoristas e invadiram pelo menos três bancos.

A ação aconteceu por volta de 2h da madrugada desta sexta-feira (30), no Centro da cidade. Imagens de videomonitoramento mostram a ação dos suspeitos.

 

Criminosos assaltaram bancos em Santa Leopoldina, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os criminosos usaram armas longas e atiraram para cima durante a invasão na cidade. Algumas casas ficaram com as marcas dos tiros. Estabelecimentos comerciais tiveram a estrutura danificada pelo impacto das granadas.

As investigações apontam que pelo menos oito homens em dois carros participaram da ação. Nenhum suspeito foi preso e ninguém ficou ferido.

Esquadrão antibomba foi acionado após roubos a bancos em Santa Leopoldina, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma operação das polícias Civil e Militar acontece na região na busca de suspeitos. O esquadrão antibombas foi acionado na manhã desta sexta-feira (30) para desarmar uma granada.

O secretário de Segurança Pública do estado, Márcio Celante Weolffel, informou que dois carros queimados foram localizados na localidade de Peixe Verde, em Viana, na região Metropolitana de Vitória. A polícia acredita que os veículos foram usados no ataque.

Carros queimados foram localizados na localidade de Peixe Verde, em Viana, na região Metropolitana de Vitória — Foto: Reprodução TV Gazeta

"Os criminosos fizeram um bloqueio de uma estrada em Barra do Mangarai com um tronco de uma árvore. Tomaram como um refém um caminhoneiro, bloqueando a estrada com o caminhão. Levaram o caminhoneiro como refém ao Centro de Santa Leopoldina. Eles tentaram acessar o destacamento da polícia militar, fazendo disparos contra os pneus que estavam em frente o DPM. Os policiais conseguiram acionar o reforço. Os criminosos tentaram fazer, ou fizeram, a explosão de duas agências bancárias. Rapidamente, o Batalhão de Missões Especiais (BME) e a Força Tática chegaram ao local e conseguiram dar todo apoio", explicou o secretário.

Balas encontradas na rua após roubo a banco em Santa Leopoldina — Foto: TV Gazeta

Celante disse ainda que pediu reforços aos estados da Bahia e Minas Gerais. "Estamos com as equipes da Delegacia Especializada em roubo a banco no local, fazendo todo levantamento. Estamos em contato com a Polícia Federal, com as secretarias de segurança pública da Bahia e de Minas Gerais. Estamos em campo buscando essas informações", declarou.

Após o pronunciamento do secretário, a Polícia Federal informou que tem conhecimento do caso, mas a situação está sob responsabilidade da Polícia Civil. A instituição federal também disse que colocou uma equipe à disposição para ajudar nas investigações.

Banco invadido em Santa Leopoldina, ES — Foto: TV Gazeta ES

O prefeito Romero Endringer (PTB) detalhou como foi a madrugada: "Muito tiro na cidade, fechou a cidade toda. Furaram os pneus das viaturas com tiros e três bancos foram arrombados: Banestes, Sicoob e Banco do Brasil. Foi por volta da 1h da manhã", relatou.

"Foi de surpresa, botaram uma árvore em uma estrada, fechando a passagem. Os policiais foram acoados, os criminosos estavam com armas pesadas, metralhadoras, fuzil, granada, munições de grosso calibre. Foi um terror. Abordaram dois caminhoneiros e fecharam a cidade sentido Santa Maria a Vitória. Felizmente ninguém ficou ferido", completou.

O prefeito destacou que nesta sexta-feira (30) seria o dia de pagamento, "Hoje era dia do pagamento dos servidores público municipal e estadual, eles deram o bote certo. Não vemos mais riscos para o cidadão, uma vez que o interesse dos bandidos era o roubo. A cidade está normal. A gente não sabe quando as agências vão conseguir voltar", explicou o Endringer.

Segundo o prefeito, no Centro de Santa Leopoldina vivem cerca de 2 mil pessoas, outras 10 mil vivem na zona rural.

Terror para moradores

Moradores relataram os momentos de terror em Santa Leopoldina, durante a madrugada. Os relatos dão conta de um intenso barulho de disparos de arma de fogo de grosso calibre promovidos pelo grupo.

Uma moradora que reside ao lado do local onde os carros da Polícia Militar ficam estacionados, contou que o caos na cidade começou por volta de 1h.

“Acordei com o barulho dos pneus que foram furados. Em seguida, começaram os tiros de fuzil na direção do DPM (Destacamento de Polícia Militar), que fica ao lado. Em poucos minutos começaram as explosões de bombas nas agências do Banco do Brasil, Banestes e Sicoob”, contou.

Bancos

Os bancos foram procurados e o Banco do Brasil informou que a agência de Santa Leopoldina não vai funcionar nesta sexta-feira, após "passar por ataque criminoso do tipo ‘novo cangaço’ na última madrugada".

"Equipes de engenharia do BB serão deslocadas até o município para avaliação dos danos à estrutura da unidade, parcialmente destruída durante o ataque. Não há previsão para normalização do atendimento no município. Os clientes e usuários do BB de Santa Leopoldina podem buscar atendimento alternativo nas cidades de Santa Maria do Jetibá e Cariacica. O BB não informa valores subtraídos durante ataques às suas dependências. No âmbito das suas atribuições, o Banco colabora com as autoridades policiais competentes na investigação do caso", informou a nota do Banco do Brasil.

O Sicoob confirmou a ocorrência na agência em Santa Leopoldina. Informou em nota que a ação foi registrada pelo sistema de monitoramento e as imagens disponibilizadas para as autoridades policiais que investigam o caso.

Até que sejam finalizados os reparos na unidade, os associados podem realizar transações pelos canais digitais e nas agências mais próximas, de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A cooperativa ainda providenciará um espaço de atendimento provisório em Santa Leopoldina.

Já o Banestes informou que uma equipe técnica foi à Agência Santa Leopoldina e trabalha para restabelecer o atendimento o mais rápido possível, após o ataque de criminosos no município.

Disse ainda que quem precisar de serviços bancários deve priorizar o uso do App Banestes e do Banestes Internet Banking para efetuar pagamentos, transferências entre contas, consultar saldos, contratar empréstimos, além de outros serviços.

Os clientes do município também podem buscar atendimento alternativo nas agências e caixas eletrônicos localizados nas cidades vizinhas de Cariacica-Sede, Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Fundão.

O Banco ressaltou que está colaborando com os trabalhos das equipes de Segurança Pública, para investigação da ocorrência.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários