Cliente saiu da loja e teve os itens checados por
colaboradores quando já estava em outro piso do shopping. O caso é investigado
como injúria e racismo pela Polícia Civil.
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| Caso é investigado em São Paulo; cliente alega racismo — Foto: Arquivo pessoal |
Uma mulher negra foi seguida por funcionários e teve a sacola
de compras revirada, no Shopping Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo, na
terça-feira (30). Ela acusa a loja Daiso Japan de racismo. O vídeo da abordagem
gravado por Mirian Guedes foi postado nas redes sociais e viralizou (assista
abaixo).
“Fui comprar um presente para a minha irmã. Fiquei dentro da
loja um bom tempo escolhendo os produtos. Fiquei com os itens na mão. Nisso,
uma colaboradora me ofereceu um cesto. Eu coloquei tudo dentro do cesto,
continuei lá, fui pro caixa pagar. Demorei um bom tempo pra pagar, porque o
cartão não leu. Paguei, fui embora”, lembrou Mirian.
A loja Daiso diz que lamenta o ocorrido e vai analisar as
câmeras do dia. (veja nota completa abaixo).
No vídeo feito pela cliente, os funcionários a seguem no
shopping e pedem a sacolinha com compras feitas na loja (veja acima).
Na sequência, os dois conferem os produtos da cliente com a nota fiscal em
mãos.
“Quando eu estou no segundo piso do shopping, a mesma
colaboradora que me ofereceu o cesto passa por mim. E ela fala assim pra mim:
'eu acho que a senhora, por engano, colocou alguma coisa na sua bolsa'. Não
entendi muito bem, e falei: ‘Você quer olhar a sacola?’ Ela falou: ‘sim’”,
lembra.
“Quando ela terminou [a checagem] eu falei: ‘Tá tudo ok?’. Aí
ela: 'Está'. Eu falei que queria devolver a compra, que queria meu dinheiro de
volta”. Então, ela diz que o segurança falou que viu nas câmeras que eu estaria
colocando as coisas na bolsa”, detalha
Revoltada com a situação, Mirian quis devolver os objetos
comprados e todos voltaram à loja.
“Entramos na loja. Ela [funcionária] foi para o fundo do
caixa. E [a funcionária] mexendo ali no monitor, onde acho que dá pra ver as
câmeras e no telefone. E eu lá falando: 'quero meu dinheiro de volta. Eu quero
meu dinheiro de volta'. E ela me ignorando.”
“Comecei a ficar nervosa. Eu falei: ‘Cadê as câmeras? Mostra
a filmagem. Aí, ela tampava o ouvido, olhava com cara de riso e falava pra eu
parar de gritar”, recorda Mirian.
Segundo a cliente, a situação durou aproximadamente uma hora,
até um segurança do shopping ir ao estabelecimento e pedir que ela se
acalmasse.
“Relatei tudo pra ele e falei que não peguei nada. Joguei as
coisas que estavam dentro da minha bolsa no balcão. Para o meu azar, eu consumo
lá. Eu compro as coisas lá. Então, eu estava com uma sacolinha de marmita, que
eu comprei há meses, com uma bolsinha de moeda que eu comprei alguns dias atrás
e eu não sei se foi isso que motivou e ela olhou na minha bolsa e deduziu que
eu roubei.”
O caso foi registrado na polícia como calúnia, injúria e
preconceito de raça ou cor. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que
duas mulheres, de 35 e 25 anos, e um homem, de 33, foram conduzidos até o 73°DP
(Jaçanã) na tarde de quarta-feira (30) após um desentendimento em uma loja do
shopping.
“A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. No
local, a mulher de 35 anos relatou que um funcionário do estabelecimento teria
a acusado de furto e alegou que a acusação foi devido a questões raciais. Os
funcionários da loja, por sua vez, alegaram que foram ofendidos."
Mirian conta que aguarda os desdobramentos e que ficou
chateada com o caso. “Humilhada, envergonhada. Eu não imaginava passar por
isso. E sem justificativa, não mostraram as filmagens”.
O que diz a loja
“A empresa Daiso Japan Brasil constrói sua história no
Brasil desde o ano de 2012 e tem como missão proporcionar a todos os clientes
um ambiente agradável, entrega de qualidade e principalmente preza pela
excelência no atendimento. Todos que fazem parte da empresa, tem a missão e
dever de cumprir os valores em que acreditamos, sendo certo que todo aquele que
não seguir com tais preceitos e valores não permanecerá em nossa equipe.
Lamentamos profundamente o caso veiculado nas redes sociais
envolvendo a loja Daiso Tucuruvi e uma de suas clientes. A fim de apresentarmos
uma nota oficial, bem como a melhor solução para o referido caso, a loja está
averiguando os detalhes do ocorrido, incluindo a análise de todas as câmeras de
segurança, depoimentos e tudo o que for necessário para a apuração dos relatos
veiculados, com isso anunciaremos nossa posição final em relação aos envolvidos
e, em especial, com nossa cliente.
Por fim, frisamos que a Daiso REPUDIA todo e qualquer ato de
constrangimento, discriminação, preconceito e/ou racismo, seja por quem for,
tão logo sejam apurados os detalhes do caso agiremos com total integridade e
justiça.”
O que diz o shopping
“O shopping center repudia qualquer tipo de discriminação,
defendendo a diversidade e a igualdade de direitos. Assim que tomou
conhecimento do caso, o empreendimento acionou o lojista para esclarecimentos.
O shopping center mantém fortes práticas para garantir o bem-estar de seus
públicos, priorizando sempre o conforto e a segurança de todos.”

