Jovem de 20 anos descobre que não vai passar dos 40 por uso de cigarro eletrônico

Jovem utilizava cigarro eletrônico desde os 15 anos de idade e foi constantemente alertada por médicos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

A popularização dos cigarros eletrônicos - também conhecidos como vape - estão causando diversos problemas na saúde de jovens e adultos ao redor do mundo. Karlee Ozkurt, por exemplo, começou a usar o vape com 15 anos, em 2018, e foi informada pelos médicos que não viveria após os 40 anos de idade pois seus pulmões já foram prejudicados pela substância.

A jovem estadunidense contou que  era comum dar cerca de 600 tragadas por dia, pois aquilo a fazia parecer "descolada". Por conta do hábito, ela já havia sido alertada em 2021 para parar de fumar quando um de seus pulmões parou pela primeira vez, entrando em colapso - quando se forma uma cavidade no pulmão, permitindo, assim, que o ar entre no espaço vazio entre o órgão respiratório e a caixa torácica.

Após tentativas falhas de abandonar o hábito, ela voltou a ter um novo colapso em 2022. O seu quadro foi grave e foi necessário "fundir" o pulmão direito à sua caixa torácica. Atualmente, Karlee ainda está em processo de se desprender do vício.

"Você nunca pensa que esse tipo de coisa vai acontecer com você, mas aconteceu comigo. Parecia que meu pulmão estava pegando fogo. Caí na armadilha de pensar que vaporizar era legal - mas é estúpido. Eu não percebi até que fosse tarde demais. Eu poderia morrer aos 40 ou 50 anos e tudo por que fui pressionada pelos meus colegas", afirmou Karlee.


Publicidade

Acarajé da Kelly em Macajuba



 

Postar um comentário

0 Comentários