Sucuri gigante que viralizou em vídeo de biólogo holandês é encontrada morta em Bonito

Cobra de quase 7 metros foi encontrada às margens do rio Formoso. Ela já foi filmada em documentários internacionais e tida como um símbolo da espécie na região de Bonito, conforme especialistas.

 

Uma sucuri, de quase 7 metros, foi encontrada morta às margens do rio Formoso, em Bonito (MS), neste domingo (24). De acordo com o documentarista de vida selvagem Cristian Dimitris, a cobra morta é a mesma que viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. Veja o vídeo acima.

A causa da morte da serpente é investigada. As imagens da serpente sem vida logo viralizaram nas redes sociais entre biólogos e documentaristas da vida selvagem, que levantaram alerta para possível crime de maus-tratos, conforme explica o documentarista Cristian Dimitrius que filmava a cobra havia 10 anos.

A cobra, que era chamada de Ana Julia, era conhecida entre especialista na fauna regional. A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em sucuris Juliana Terra acompanhava em estudos a cobra há pelo menos 8 anos.

 

Cobra de quase 7 metros foi encontrada morta. — Foto: Reprodução

O produtor Cristian explicou que a identificação da serpente foi feita a partir das manchas que a serpente tem pelo corpo, que servem como digitais da espécie. A identificação da sucuri também foi confirmada pela pesquisadora Juliana Terra.

Com imagens de arquivo, Cristian Dimitrius conseguiu precisar a identificação da sucuri morta.

"Comparei as marcas do rosto, que são como impressões digitais. Ela deve ser a sucuri mais famosa do mundo, totalmente emblemática para a região. Imagens com a serpente já rodaram o mundo", comentou Cristian Dimitrius.

 

Cobra foi acompanhada por 8 anos por especialistas. — Foto: Cristian Dimitrius/Reprodução

Após repercussão do caso, a Polícia Militar Ambiental (PMA) entrou em contato com Cristian. O documentarista afirmou que uma equipe da polícia vai ao local onde a cobra foi encontrada, ainda nesta segunda-feira (25), para averiguação.

Às margens do rio Formoso, a cobra foi encontrada e com o corpo completamente inchado. "Hoje recebi a notícia de que a sucuri foi morta e seu corpo foi encontrado boiando no rio Formoso. Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes????", escreveu o documentarista nas redes sociais.

Morte acende alerta e comove especialistas

 

Cobra foi registrada ao longo de vários anos por fotógrafos em Bonito (MS). — Foto: Cristian Dimitrius/Reprodução

Ana Júlia foi filmada por Cristian Dimitrius ao longo dos últimos 10 anos. A cobra já foi protagonista de reportagens sites, documentários especiais da BBC e apareceu em vários conteúdos digitais.

"Todos os anos muitas pessoas vão até a região para fotografar sucuris. Tive o privilégio de fotografar esta sucuri ano passado pela última vez. Agora esta morta, sinto mistura de revolta e tristeza, raiva também!", exclamou o documentarista.

A cobra era acompanhada pela especialista em sucuris Juliana Terra há pelo menos 8 anos. Doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), a bióloga lamentou e afirmou que a morte da cobra é algo irreparável para biodiversidade de Bonito.

"Registrei alguns eventos reprodutivos, as gestações e alguns filhotes, além de diversos aspectos da história de vida da sucuri, infelizmente recebo essa notícia", comentou Juliana.

A especialista explica que Ana Júlia era uma sucuri verde e também confirmou que a cobra morta é a mesma que viralizou no vídeo do biólogo holandês.

As fêmeas desta espécie, especialmente, são consideradas topo de cadeia, que são animais que podem controlar as populações e presas. A influência da serpente gera um ecossistema balanceado, como a pesquisadora explica.

"Era um animal adulto e saudável, teria ainda pela frente provavelmente muitos eventos reprodutivos para contribuir para a perpetuidade da população de sucuris da região, ela era um símbolo também, conhecida localmente e pelos turistas já que costumava ficar descansando no barranco do rio onde passa o passeio de bote".

Publicidade

Acarajé da Kelly em Macajuba



 

Postar um comentário

0 Comentários