Quatro noites maldormidas são suficientes para te fazer engordar



Estudo americano descobriu que a rapidez com que o corpo armazena gordura muda de acordo com o tempo de descanso



Um estudo feito pela Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que dormir pouco ou mal pode ter grandes impactos na balança. De acordo com o trabalho, publicado no Journal of Lipid Research, noites maldormidas aumentam os níveis de insulina no corpo, fazendo com que o organismo absorva mais calorias do que o habitual no dia seguinte.

A equipe de pesquisadores analisou 15 homens saudáveis na faixa dos 20 anos para realizar o experimento. Na primeira etapa da pesquisa, os participantes passaram uma semana dormindo 10 horas por noite, confortavelmente em suas próprias casas. Depois, ficaram 10 noites no Centro de Pesquisa Clínica em Penn State.

No laboratório, os rapazes foram orientados a não repousar mais que cinco horas por noite, por quatro noites seguidas (nas demais, foram liberados para dormir normalmente). Todas as noites, os participantes receberam jantares com alto valor calórico e rico em gorduras.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos elementos em todas as etapas da pesquisa. Nas noites em que houve privação de sono, os níveis de insulina — hormônio necessário para obter glicose da corrente sanguínea nas células — estavam consideravelmente mais altos.

A taxa elevada fez com que o corpo dos participantes consumisse gorduras e calorias dos alimentos mais depressa. Essas gorduras, ou lipídios, acabaram rapidamente armazenados pelo organismo, facilitando o ganho de peso.

Sensação de saciedade

Além disso, a sensação de saciedade parece mudar de acordo com a quantidade de horas de sono. Apesar do alto valor calórico dos jantares que consumiram no período em que passaram no laboratório, os participantes afirmaram que se sentiram menos satisfeitos nas noites em que dormiram apenas cinco horas por noite.

Segundo os cientistas, uma vida inteira de poucas horas de sono pode significar maiores riscos de problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas ou metabólicas metabólicas. Exaustão, dificuldade de concentração, comportamento impulsivo, ansiedade, depressão, paranoia, pensamentos suicidas são alguns sintomas psicológicos de dormir mal por muito tempo.



O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.



Postar um comentário

0 Comentários