Rui Costa anuncia prorrogação de suspensão de aulas e transporte; alunos de três cidades baianas vão ser testados

Estudantes da rede estadual, servidores e professores dos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca vão realizar testes rápidos: "Ir conhecendo mais a realidade das escolas"

Rui Costa anunciou que vai prorrogar decretos — Foto: Reprodução

G1 Bahia - O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta sexta-feira (19), que vai prorrogar por mais 15 dias os decretos que suspendem as aulas na rede estadual de ensino e o transporte intermunicipal em municípios com casos ativos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Os decretos se encerrariam no próximo domingo (21).

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na noite desta sexta, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.345 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,6%), 42 óbitos (+3,3%) e 2.238 curados (+12,2%) no estado. Ao todo, a Bahia contabiliza 43.922 casos confirmados desde o início da pandemia, 20.589 são considerados curados, 22.028 encontram-se ativos e 1.305 pessoas morreram.

"Vai ser prorrogado por mais 15 dias. Estacionamos a taxa de crescimento de óbitos. Mas estacionou em um patamar. São cerca de 40 óbitos por dia. Temos o total de internamento de 1.314 leitos. Em torno de 75% de leitos ocupados. Não podemos baixar guarda. É preciso reduzir o número de óbitos para se pensar em não ter mais decreto estadual. Então, o decreto será renovado suspendendo as aulas, suspendendo transporte em cidades com casos confirmados, por pelo menos mais 15 dias, para ver se consegue reduzir a taxa de internamento e o número de óbitos. O ritmo de crescimento diminuiu, mas o valor é muito alto. Se baixar a guarda, o número de óbitos vai aumentar. Não podemos permitir isso", disse Rui Costa.

Rui Costa também anunciou que, a partir da próxima terça-feira (24), o governo do estado vai testar estudantes, servidores e professores da rede pública dos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. O objetivo é saber o nível do contágio na região.

"Na terça-feira, nós vamos começar a nova etapa de monitoramento da Covid-19, fazer teste rápido em três cidades, com alunos da rede estadual, para avaliar em que estágio está, tentar fazer raio-x dos alunos da rede estadual. Escolhemos as cidades de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Foram as cidades que, de forma acumulada, têm o maior percentual; 1% da cidade, oficialmente, já teve casos. Semana que vem, vamos fazer teste dos alunos. Você que é aluno estadual, semana que vem você vai receber, no seu celular, o convite para comparecer à escola e fazer o teste rápido, exclusivamente para alunos, servidores e professores. A depender do resultado, vamos estender para outras escolas para fazer o diagnóstico, saber como está o contágio, para ter uma pequena amostra do que aconteceu e está acontecendo com os alunos. Se prepare aí, você que é estudante da rede estadual, servidor, professor, que vai ser convidado para ir à escola. Evidente, de forma diluída ao longo da semana, para não ter aglomeração", afirma o governador.

A testagem também vai se estender para outros municípios do estado.

"Com isso, ir conhecendo mais a realidade das escolas. Estamos em um processo grande de preparação para a retomada em breve das aulas. Ainda não temos data definida. Esses exames fazem parte da busca por diagnóstico de como está a realidade das nossas escolas. Vamos fazer a partir dessas três (cidades) e outras também, inclusive Salvador, Feira, Camaçari, Jequié, Conquista", completa o governador.


Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.


              

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.







Postar um comentário

0 Comentários