Afinal, por que o arroz está tão caro? Pacote de 5kg está sendo vendido por R$ 42,99

O arroz está sendo muito comentado nas redes sociais por estar muito caro. Uma página de memes “Nazaré Amarga”, inclusive compartilhou uma foto em que um dos supermercados da rede Condor, do Paraná, está vendendo um pacote de arroz por R$ 42,99.

Para corroborar com isso, vários seguidores ainda dizem ter encontrado valor semelhante em diferentes regiões do Brasil. Até mesmo o ator global Bruno Gagliasso se surpreendeu com o aumento e compartilhou com a legenda “24 reais 5kg de arroz”.

Vale destacar que até o presidente Jair Bolsonaro pediu que os donos do supermercado tenham “patriotismo” para segurar os preços da cesta básica. Contudo, o problema não é bem esse.

De acordo com nota divulgada pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), o maior impacto sobre o preço é uma pressão no mercado internacional desde que começou a pandemia. “Observou-se (desde a declaração de calamidade pública pela OMS em março) um aumento significativo na demanda do mercado externo, o que, somado à restrição de oferta do por alguns países exportadores, com vistas a assegurar o abastecimento interno, ocasionou a forte valorização do grão”, diz o texto.

Além disso, a alta do dólar também explica o aumento, “A elevação do câmbio que, além de tornar atrativas as exportações do arroz em casca brasileiro, praticamente inviabilizou as importações do produto dos parceiros do Mercosul”, diz a nota.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.








Postar um comentário

0 Comentários