Covid diminui o tamanho do pênis? Especialistas explicam possíveis sequelas

Assunto é um dos mais procurados no Google nesta segunda-feira, e urologista e infectologista esclarecem se o vírus pode provocar danos no membro

 


O tamanho do pênis pode ser alterado - para menor - por causa da Covid-19? A pergunta, que é uma das mais buscadas pelos brasileiros no Google nesta segunda-feira (4), tem uma explicação. Recentemente, um estudo realizado com 3.762 pacientes infectados pelo novo coronavírus revelou que 3% dos homens relataram diminuição do órgão genital após a doença.

Apesar do indício, especialistas garantem que ainda não está comprovado que a Covid-19 encurta o membro masculino. Urologista em Belo Horizonte, Ricardo Lopes Sousa explica que a pesquisa foi realizada online e baseada apenas na percepção de alguns homens entrevistados, sem qualquer comprovação científica até o momento.

Conforme o especialista, a sexualidade masculina sofre forte influência emocional, o que poderia explicar o resultado da pesquisa. "Frequentemente pacientes relatam ter a percepção de que o pênis está encurtando, quando, na verdade, não está acontecendo nada do ponto de vista médico. Então, tudo o que tange a sexualidade, sexo e genitália masculina tem um fator psicológico muito forte envolvido e muito subjetivo também", lembrou.

O médico reforçou que o estudo foi observacional e precisa ser aprofundado por especialistas. "O objetivo deste tipo de estudo é gerar hipóteses. Futuramente, se outros pesquisadores acharem que aquela hipótese condiz com alguma fisiopatologia plausível, podem ser feitos novos estudos de maior valor científico", disse.

Sobre um possível tratamento, o urologista disse que "nenhuma recomendação pode ser feita porque é um estudo que apenas colhe impressão subjetiva dos pacientes acerca de alguns sintomas".

Tamanho não é documento

Membro do Comitê de Combate à Covid-19 em BH e ex-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Carlos Starling explicou que o novo coronavírus pode comprometer a parte vascular e muscular do infectado. "E o pênis é um órgão muscular e vascularizado. A Covid é uma doença sistêmica e pode afetar todos os órgãos e músculos, mas não tem comprovação científica de que atrofia o pênis", enfatizou

O infectologista ainda observou que o tamanho do órgão não significa funcionalidade. "Outra coisa diferente ainda é o prazer feminino", enfatizou.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.








Postar um comentário

0 Comentários