Nos últimos dias, o WhatsApp
começou a exibir para seus usuários sua nova política de privacidade. Em meio a
algumas mudanças, um detalhe chamou bastante a atenção: a informação de que as
novas regras permitirão o compartilhamento de dados do mensageiro com o
Facebook, Instagram e Messenger.
Isso acendeu uma intensa
discussão sobre o quão seguro o mensageiro seria depois das mudanças. Ainda não
se sabe como esses dados serão compartilhados, mas há uma questão que foi
batizada de provedores de solução – que pode ajudar a entender isso.
Esse recurso nada mais é do
que uma maneira das empresas lerem, armazenarem e gerenciarem as mensagens de
clientes recebidas. Esse é o cerne dos novos termos.
A partir de agora, o Facebook
será como um provedor de soluções para algumas contas empresariais. De acordo
com o próprio WhatsApp, essa ferramenta ajuda a fornecer o necessário “para
enviar e receber mensagens. Alguns dos serviços fornecidos por esses provedores
de soluções incluem ler, armazenar e responder a mensagens em nome da empresa”.
“Algumas empresas poderão
escolher o Facebook, empresa controladora do WhatsApp, para armazenar e
responder a mensagens de clientes de maneira segura. O Facebook não usará
automaticamente suas mensagens para exibir os anúncios direcionados que você
vê, mas as empresas poderão usar as conversas com você para fins de marketing,
incluindo anúncios no Facebook”, diz a rede social em uma postagem explicando o
conceito de provedor de soluções.
Direcionamento de propaganda
Apesar do Facebook não poder usar os dados para direcionamento de publicidade, as empresas podem utilizar as informações para tal fim. Foto: rafapress/Shutterstock
Como citado, as empresas podem
usar esses dados para melhorar o direcionamento de anúncios, com base em sua
própria política de privacidade. Isso é possível porque esses empreendedores
terão a opção de armazenar essas informações para melhorar seu direcionamento
de marketing.
Para saber se uma conta
comercial utiliza o Facebook como provedor de soluções, uma mensagem será
exibida toda vez que um chat for iniciado pela primeira vez com alguma empresa.
Caso os usuários não confiem nessa prática, basta parar de conversas com essas
contas.
De acordo com Will Cathcart,
chefe do WhatsApp, essas mudanças serão apenas para contas comerciais. A
prática “não afeta a forma como as pessoas se comunicam em particular com
amigos ou familiares”, declara.
Por isso, os chats, mensagens,
chamadas, status e localização ainda serão criptografados e ficarão entre as
partes envolvidas na conversa – exceto se essas informações forem trocadas com
uma conta comercial que usa esse provedor de soluções.
Via: WABetaInfo
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