Vizinhos invadem e depredam casa onde menino era mantido em barril


Vizinhos da casa onde um menino de 11 anos foi encontrado dentro de um barril, em Campinas (SP), invadiram e depredaram a residência onde a família vivia. O irmão do pai conseguiu evitar que toda a estrutura fosse posta abaixo. O caso continua sob investigação, e três pessoas estão presas.

A invasão teria acontecido entre 21h e 22h30. A reportagem apurou que os vizinhos bagunçaram toda a cozinha, onde havia dezenas de potes com bolachas e biscoitos, além de outros produtos.

O tio da criança, Paulo Henrique dos Santos, que mora no mesmo bairro, ficou sabendo da ocorrência e foi até o local.

"Eu fui lá pedir para o pessoal parar com isso. Essa não é a forma de se cobrar justiça. Meu irmão errou, todos sabemos disso. Mas, destruir a casa me parece uma atitude desnecessária", contou ao UOL.

A estrutura física da casa não foi danificada, apenas o que havia dentro. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atendimento da ocorrência.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) anunciou hoje que abriu uma investigação para apurar possíveis omissões e falhas. O relatório entregue por todas as secretarias apontou, segundo o UOL apurou, alguns problemas na condução do caso da família.

Segundo a prefeitura, a investigação será feita pela Secretaria de Justiça, com prazo de 60 dias para a sua conclusão, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Tudo será em sigilo, por envolver um menor de idade. Nem mesmo outros dados poderão ser passados.

Prisão preventiva

Pai, madrasta e meia-irmã seguem presos. O Tribunal de Justiça de São Paulo transformou a prisão em flagrante por preventiva, para que possam aguardar o término das investigações dos detidos.

A Polícia Civil já sabe que o menino era mantido havia pelo menos um mês dentro do barril, alimentado apenas com cascas de banana e fubá cru.

O pai da criança, de 31 anos, vai responder por tortura. Madrasta e meia-irmã, por omissão.

Agora, a investigação é comandada pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas, que está ouvindo vizinhos e outros familiares para tentar entender como era a dinâmica familiar, e há quanto tempo o menino era submetido aos maus-tratos.

O garoto segue internado no Hospital Ouro Verde. Segundo a equipe médica, chegou com 27 kg, e precisa pesar 35 kg para ter alta. A informação apurada pela reportagem é que ele está na casa dos 30 kg neste momento. Apesar de tudo que passou, o estado de saúde dele é considerado "bom".

Resgate de animais

A madrasta era conhecida no bairro por ser uma protetora de animais independente. Ela mantinha na residência seis cachorros e dois gatos. Uma equipe, comandada pelo protetor Symon Castro, fez o resgate destes animais, que agora estão em lares provisórios.

"Assim que soubemos do caso, fomos tirar os cachorros e gatos de lá. Tínhamos receio de que a população os soltasse", afirmou Castro.

Segundo o protetor, os animais têm boas condições de saúde e não sofriam maus-tratos. "O que destoa completamente da criança. Ficamos chocados e tristes com isso. Para o próximo domingo (7), estamos marcando um protesto para pedir o fim dos maus-tratos", completou.

Ajuda federal

Ontem, uma reunião de equipes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo federal, garantiu acompanhamento psicológico ao menino, e análise minuciosa sobre seu futuro, que pode envolver o acolhimento por parentes, uma instituição ou família acolhedora.

Em nota, o ministério informa que o assunto é acompanhado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ainda segundo o governo, outros encaminhamentos foram realizados com o "objetivo de fortalecer a Rede de Proteção da cidade de Campinas".

"Dentre eles, a articulação para a criação de Conselhos Tutelares e, consequentemente, suprir a deficiência de pessoal para atendimento de qualidade à população do município; capacitação para o uso do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA); e articulação com membros do Poder Legislativo para equipagem dos Conselhos Tutelares por meio de emendas parlamentares", conclui, em nota.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários