Conheça Luana Araújo, a infectologista que ficou 10 dias na Saúde e depôs na CPI

Médica que mora em Nova Lima é crítica ao uso de remédios sem eficácia comprovada contra à Covid-19

 


A infectologista Luana Araújo ganhou os holofotes nesta quarta-feira (2) ao depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ação do governo federal no combate à pandemia. Crítica ao uso de remédios sem eficácia comprovada contra à Covid-19, a médica tomou conta de todos os noticiários.

A convocação para ser ouvida ocorreu porque ela exerceu, após convite do ministro Marcelo Queiroga, o cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. No entanto, permaneceu na função por apenas 10 dias, já que a nomeação oficial nunca ocorreu.

Moradora de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, Luana Araújo tem um extenso currículo. Formada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se especializou em doenças infecciosas, ela fez mestrado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos. Em seu perfil no Linkedin, afirma ter sido a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.

O talento da médica, no entanto, foi percebido ainda quando ela era criança. Aprendeu a ler e a escrever sozinha, quando tinha apenas 2 anos. Entrou para a primeira série do ensino fundamental com 5 anos, idade inferior às outras crianças. O ensino médio foi concluído aos 15 anos.

Na carreira profissional, tem passagens em diversas entidades de renome, como Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (FIOCRUZ), Hospital Copa D'Or, dentre outros. Ela destaca que dá palestras voluntariamente em escolas, para crianças e adolescentes maiores de 12 anos, sobre diversos aspectos das doenças infecciosas. "O objetivo é promover, no médio prazo, uma população mais escolarizada e, portanto, mais capacitada para enfrentar os desafios que se avizinham", ressalta.

Luana é autora do blog "Des-infectando! Infectologia sem mistério". Lá, ela diz que pretende responder perguntas e esclarecer os mitos e as verdades sobre as doenças infecciosas e a saúde pública. "Este blog se utiliza das fontes científicas mais atualizadas e seguras para traduzir as últimas descobertas de forma confiável, apolítica, e ética, para que você nunca mais se perca em fake news nestes assuntos”. 

Além do inglês fluente, ela fala alemão. Atualmente, Luana mora em Nova Lima junto com o marido, o fotógrafo oficial do Cruzeiro Bruno Haddad.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários