'Nível máximo de atividade', dizem autoridades nas Ilhas Canárias sobre vulcão

Ainda que o Cumbre Vieja entre em erupção, chance de provocar tsunami é remota



O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em estado de alerta nas Ilhas Canárias e assustou baianos nos últimos dias, alcançou nível de máximo de atividade sísmica desde o começo da situação. Um comunicado foi emitido pelas autoridades locais na manhã deste domingo (19).

Segundo o documento, a atividade sísmica foi intensificada, chegando a haver manifestações superficiais como ruídos e vibrações. Por isso, o governo das Ilhas Canárias recomendou que se intensifiquem as medidas da população em risco.

No entanto, mesmo que o vulcão entre em erupção, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e a costa nordestina são baixíssimas. Para que um evento do tipo tenha mais chance de acontecer, pesquisadores explicaram ao CORREIO que seria preciso que "parte do arquipélago escorresse para o mar". Isso geraria uma onda de grandes proporções se propagando no oceano.

Além disso, esse mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes e nunca provocou nenhum tsunami, como reforçaram os cientistas.

O governo das Ilhas Canárias ainda informou que deu início, neste domingo, à evacuação preventiva de pessoas com mobilidade reduzida.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários