Auxílio Gás retorna em junho: veja calendário, quem recebe o benefício

Com pagamentos bimestrais, o Auxílio Gás segue o mesmo calendário que o Auxílio Brasil, oferecendo uma ajuda de custo para a compra do botijão de gás de cozinha aos brasileiros.


O Auxílio Gás dos Brasileiros, conhecido como Auxílio Gás ou Vale Gás, consiste em um programa assistencial do Governo Federal com gestão do Ministério da Cidadania e pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal. Destinado às famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social, prevê o pagamento de 50% do valor médio do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Com pagamentos bimestrais, os valores são definidos previamente ao próximo lote a partir da média dos valores dos últimos seis meses divulgados mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o programa atende 5,39 milhões de famílias com um investimento total de R$ 275 milhões.

Quem tem direito ao benefício?

Segundo as regras do programa, têm direito ao benefício todas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, desde que possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Além disso, famílias que possuam membros residentes inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão aptos a solicitar o Auxílio Gás.

A legislação estabelece prioridade para mães solteiras e mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sendo monitoradas por medidas protetivas de urgência, desde que possuam cadastro atualizado e regular no CadÚnico. Porém, é necessário comprovar a situação social por meio de protocolos ou laudos.

Em abril, mês do último pagamento, o valor do benefício foi de R$ 51, correspondendo a metade do preço médio do botijão de gás apenas no estado do Rio de Janeiro, de acordo com levantamentos especializados. Ademais, o número de famílias contempladas e o valor total destinado ao pagamento teve redução, afetando a manutenção do programa.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

Por via de regra, o calendário do Auxílio Gás segue o mesmo cronograma do Auxílio Brasil. Desse modo, divide os inscritos em dez grupos a partir do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), obtido a partir da inscrição no Cadastro Único.

Além disso, os beneficiários podem utilizar os mesmos cartões e senhas para saque do Auxílio Brasil no recebimento do vale-gás, com saque disponível em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de atendimento.

No geral, a Caixa Econômica deposita os valores nas contas poupanças sociais digitais, com acesso pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS). Confira o calendário de pagamento do Auxílio Gás em junho:

NIS     Data de pagamento

1         17 de junho

2         20 de junho

3         21 de junho

4         22 de junho

5         23 de junho

6         24 de junho

7         27 de junho

8         28 de junho

9         29 de junho

0         30 de junho

Calendário de Junho do Auxílio Gás

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários