Como posso saber onde a minha chave Pix está cadastrada?

O Pix foi criado em 2020, sendo uma verdadeira revolução no mercado financeiro, pois possibilita transferências bancárias gratuitas e instantâneas entre diversas instituições financeiras.

Para tanto, é necessário que se possua uma chave Pix cadastrada, o que torna difícil lembrar onde cada uma foi registrada.

Para solucionar esse problema, este artigo explica como saber onde suas chaves estão cadastradas, quantas você tem e como solicitar o relatório de chave Pix.

Como ver quais são minhas chaves Pix cadastradas?

O Banco Central disponibiliza o Registrato, uma ferramenta que permite obter dados relacionados a bancos, órgãos públicos e outros. 

Por meio dela, é possível saber em que lugar estão registradas suas chaves Pix. 

Esse serviço exige um login específico, que deve ser realizado na plataforma Gov.br do governo brasileiro, pois contém informações sigilosas.

Quantas chaves Pix posso ter?

No caso de uma pessoa física, ou seja, uma conta para uso pessoal, é possível registrar, no máximo, cinco chaves por conta do titular

Não há limite para o número de chaves Pix para instituições diferentes, entretanto, não é possível cadastrar a mesma chave Pix em instituições financeiras distintas.

Cada chave Pix é única, logo, se você já utilizou seu CPF como chave Pix em um banco, não será possível usá-lo como chave em outra instituição. 

Contudo, também é possível modificar a chave ligada a uma conta determinada e até retirá-la, caso não queira mais fazer uso do serviço no banco em questão.

Registrato: o que é e como pode me ajudar?

O Registrato é um sistema gratuito que oferece consultas de serviços ligados a um CPF, como empréstimos, chaves Pix, bancos em que possui conta, entre outros serviços.

O serviço é disponibilizado pelo Banco Central em parceria com o governo, ou seja, a plataforma Gov.

Confira os serviços oferecidos no Registrato:

  • Consulta de chaves Pix, quantas são e em qual instituição estão cadastradas;
  • Consulta de empréstimos e financiamentos no seu nome;
  • Lista de bancos e instituições financeiras em que você possui relacionamento;
  • Relacionamentos com cheques;
  • Consulta a dívidas junto a órgãos públicos inscritas no Cadin Federal;
  • Informações sobre operações de câmbio e transferências internacionais realizadas;
  • Certidão de inexistência de contas bancárias.

Como se trata de uma plataforma que possui informações sigilosas, para ter acesso a esses dados, é necessário utilizar a conta do Gov para acessar.

Além disso, para oferecer o máximo de segurança possível para o usuário, só é possível acessar a conta do Registrato se a sua conta do Gov for prata ou ouro.

No entanto, é bem simples aumentar o nível da conta, inserindo mais informações na plataforma do governo, tornando a sua conta mais confiável.

Como se cadastrar no Registrato?

Há algum tempo, para acessar o Registrato era necessário ter conta em alguns bancos específicos, para criar sua conta na plataforma diretamente pelo aplicativo do banco.

No entanto, atualmente, o acesso à ferramenta se tornou mais simples e acessível a todos os públicos, podendo ser acessada utilizando os dados registrados no Gov.br.

Como o Gov é um sistema de dados do governo, qualquer brasileiro pode se cadastrar inserindo seus dados e criando uma senha para futuro acesso.

Caso a pessoa já possua conta no Gov, é só acessar utilizando CPF e senha cadastrados previamente e consultar suas informações no Registrato.

A conta Gov oferece diversos serviços e consultas que podem ser realizadas totalmente online, por isso, é interessante que todo brasileiro tenha sua conta para acessar as funções.

Em resumo, para se cadastrar no Registrato, basta se cadastrar no site ou aplicativo do Gov.br.

Como solicitar o relatório com todas minhas chaves Pix?

Veja o passo a passo para solicitar o relatório com suas chaves Pix pelo site do Registrato:

1.     Acesse o site do Registrato e clique em “Acessar o Registrato”;




2.     Clique em “Entrar com conta gov.br”;

 

3.     Selecione a opção “Criar ou acessar sua Conta gov.br”;

 

4.     Crie sua conta ou faça login com os dados previamente cadastrados e clique em “Entrar”;

 

5.     Procure a opção “Chaves Pix” e clique em “Consultar”;

 

6.     Selecione a opção “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade”, depois em “Aceito os termos” no informativo que aparecerá e clique em “Gerar relatório”.

 


Pronto! Suas chaves Pix aparecerão, assim como em qual instituição estão registradas e quantas estão cadastradas. Viu como é simples?

Seguindo as mesmas orientações, também é possível obter outros registros como empréstimos em seu nome, contas bancárias que você possui, entre outros dados.

 PUBLICIDADE

Obrigado pela visita leitor! Volte sempre! 😉

Postar um comentário

0 Comentários