De acordo com o levantamento do IBGE, o valor do alimento
subiu cerca de 23% em um ano. Menor oferta e insumos mais caros fazem preço
disparar.
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| Por que o preço do ovo aumentou? Entenda por quê |
O preço do ovo de galinha teve a maior alta em uma década no
Brasil, subindo mais de 20%, nos últimos 12 meses. Esse aumento é sete vezes
maior que a inflação oficial do país, que hoje está em torno de 3%.
O alimento é considerado uma opção coringa no cardápio dos
brasileiros devido à sua versatilidade, mas o aumento de preço está pesando no
bolso dos consumidores.
De acordo com o levantamento do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do ovo de galinha subiu cerca
de 23% em um ano . Enquanto isso, as carnes e o frango ficaram
mais baratos no mesmo período, com reduções de aproximadamente 6,73% e 3,94%,
respectivamente.
O presidente de uma cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues
explicou que os produtores reduziram a produção de ovos devido ao aumento do
custo da ração. Ao mesmo tempo as exportações cresceram, por conta de casos de
gripe aviária em alguns países.
"O Brasil, portanto, produzindo menos e passando a
exportar, isso fez com que a oferta e a procura ela ficou desequilibrada.
Existe uma oferta menor hoje do que o consumo. Por outro lado também as carnes,
com preço baixo, faz com que migram um pouco o consumo para as carnes".
Efeito cascata
A alta no preço do ovo gera um efeito cascata. Em Curitiba,
por exemplo, há um ano dava pra encontrar a dúzia de ovos sendo vendida a menos
de R$8 nas feiras e nos mercados. Nos últimos 12 meses, esse valor foi
subindo, e agora a média está em R$ 9,30. Mas, em uma feira, o
produto está ainda mais caro, com a dúzia saindo por R$ 15.
A clientela até pechincha, mas está difícil conseguir um
desconto: "Não tem como, o custo é muito alto. Está muito caro hoje para
ter ovo em casa", destaca o feirante Juliano.
Em uma panificadora, 90% dos produtos levam ovos nas
receitas. São usadas quase 20 dúzias, por dia. O aumento do custo levou a
panificadora a repassar pelo menos uma parte desse aumento aos clientes.
"Em alguns produtos aumentamos 5%, mas só em 30 dias os
ovos aumentaram quatro vezes. Então é um aumento muito grande. Provavelmente,
mais pra frente, vai ter um aumento sim", destaca a auxiliar de
confeiteira, Francielle Bello.



