Auxílio-Gás 2024: Veja quem pode receber e como se inscrever

Confira as regras do Vale-Gás 2024 e descubra quem pode receber o benefício no próximo ano

 


Está rodando o pagamento do Vale Gás (Auxílio Gás) nesse final de ano para milhões de brasileiros. Com o próximo ano se aproximando agora os beneficiários já podem esperar pelo dinheiro em 2024, visto que o programa social continuará valendo.

O Vale-Gás é o programa criado pelo governo para ajudar famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade na aquisição do gás de cozinha. Conforme o Decreto 10.881/2021 que rege o programa, o vale-gás nacional é válido até 2026. Nesta matéria, conheça o Vale-Gás 2024 e veja quem pode receber o benefício neste próximo ano.

Vai ter Vale-Gás em 2024?

Com o fim de 2023 se aproximando, muitas dúvidas surgem sobre o futuro do Vale Gás. Um dos questionamentos é sobre a confirmação do pagamento da parcela no próximo ano - 2024.

Sim, o benefício continuará sendo pago no ano que vem. No entanto, a partir de 2024, o Vale Gás vai voltar a pagar apenas a metade do valor do botijão, e não o valor integral como vem ocorrendo nos últimos meses.

Isso ocorrerá porque o adicional do Vale-Gás anunciado pelo governo terá validade somente em 2023, a menos que uma nova Medida Provisória seja editada e aprovada em 2024.

Quem pode receber o Vale-Gás

vale gás é um benefício do governo brasileiro destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e social com o objetivo de auxiliar essa parte da população na aquisição do botijão de gás.

Basicamente, pode receber o vale gás quem está inscrito no CadÚnico, o sistema do governo que capta e registra as pessoas de baixa renda, mas não é só isso. Abaixo confira as regras do Auxílio Gás:

  • Inscrição no CadÚnico, tendo a residência uma renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • Ter um integrante na família que mora na mesma casa e que receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC/LOAS) inscritas ou não no CadÚnico.

Como se inscrever no vale-gás 2024

Para se inscrever no vale gás, basta estar com a família registrada no CadÚnico que é um grande sistema do governo ligado ao Ministério da Cidadania que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda.

Diferente dos demais programas sociais, no Vale Gás não é possível ter garantias de que haverá o pagamento, pois o Ministério do Desenvolvimento Social é quem seleciona as famílias que receberão a parcela. Nesse sentido, é preciso aguardar.

Sabe-se também que são priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas.

Confira abaixo os critérios de avaliação usado pelo governo para selecionar famílias no Programa Auxílio-Gás:

  • Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
  • Famílias com menor renda por pessoa;
  • Famílias com maior quantidade de pessoas;
  • Famílias que recebem benefício do Programa Bolsa Família;
  • Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

Última parcela do Vale Gás

última parcela do vale gás foi paga no mês de outubro de 2023, então o próximo pagamento será em Dezembro de 2023, visto que o benefício é creditado apenas de dois em dois meses.

Segundo o calendário, a próxima parcela de Dezembro será antecipada tendo em vista as festas de fim de ano e começará a ser liberada já a partir do dia 11 de dezembro para cerca dos 5,5 milhões de brasileiros. O valor deve ficar entre R$ 104 e R$ 106 - veja o calendário dos pagamentos abaixo:

  • 11 de dezembro: NIS final 1;
  • 12 de dezembro: NIS final 2;
  • 13 de dezembro: NIS final 3;
  • 14 de dezembro: NIS final 4;
  • 15 de dezembro: NIS final 5;
  • 18 de dezembro: NIS final 6;
  • 19 de dezembro: NIS final 7;
  • 20 de dezembro: NIS final 8;
  • 21 de dezembro: NIS final 9;
  • 22 de dezembro: NIS final 0.

O valor do vale-gás é definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis com a média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de 13Kg.

Publicidade

Acarajé da Kelly em Macajuba



 

Postar um comentário

0 Comentários