Petrobras anuncia aumento do preço dos combustíveis nas refinarias

O anúncio acontece em meio ao debate sobre reajustes dos combustíveis e a independência da Petrobras. O presidente Bolsonaro voltou a negar qualquer plano de interferência na companhia. Mesmo assim, as ações despencaram.

 

Em meio ao debate sobre reajustes dos combustíveis e a independência da Petrobras, a empresa anunciou nesta segunda-feira (8) aumento do preço dos combustíveis nas refinarias. O presidente Jair Bolsonaro voltou a negar qualquer plano de interferência na companhia. Mesmo assim, as ações despencaram.

É o terceiro aumento da gasolina e o segundo do diesel nas refinarias em 2021. Os aumentos valem a partir desta terça-feira (9). Nas bombas, até agora, a gasolina já subiu 5,5% e o diesel, quase 3,5%. Aumentos que não tiraram a preocupação dos investidores interessados nos ganhos da companhia.

Leia também: PIS-Pasep 2020-2021: pagamento do abono salarial é antecipado para fevereiro; veja novo calendário

A desconfiança é que a Petrobras não esteja seguindo à risca sua própria política de reajuste de preços, que acompanha a variação do petróleo e do dólar no mercado internacional.

A empresa confirmou que, em junho de 2020, mudou de três meses para um ano o prazo limite para verificar esse alinhamento dos preços dos combustíveis no Brasil e no exterior. Analistas dizem que isso pode levar a uma defasagem entre o que acontece aqui e lá fora.

“Quanto mais você alonga o reajuste de preços, seja para alta ou seja para baixa, tanto faz, maior a instabilidade dos preços e maior a dificuldade, inclusive, para os importadores de derivados de petróleo dentro do Brasil”, explica Álvaro Bandeira, economista-chefe do Modalmais.

A independência da empresa para tomar decisões também foi questionada depois que o presidente Jair Bolsonaro convocou o presidente da Petrobras para uma reunião. Jair Bolsonaro tem falado sobre o preço dos combustíveis desde que caminhoneiros manifestaram insatisfação com os reajustes no fim de janeiro.

O receio de que possa acontecer uma possível ingerência na empresa acabou afetando as duas ações da companhia negociadas na Bolsa. Nesta segunda-feira (8), a do tipo PN caiu 3,14% e a ON foi a que teve a maior queda no pregão: 4,14%.

“Como existe um receio de uma eventual interferência, e não é de agora, é um receio histórico de que o governo, principal acionista da companhia, possa vir a fazer uma interferência política numa empresa que tem, sim, o capital aberto, toda informação que possa se assemelhar a isso acaba gerando uma precificação negativa”, afirma Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

“No passado, a gente teve uma interferência muito forte até por outras razões, era uma razão de tentar segurar principalmente a taxa inflacionária e acabou dando no que deu. A Petrobras se endividou barbaramente e, com certeza, a experiência foi muito danosa, foi muito ruim”, diz Álvaro Bandeira.

Na tarde desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não há interferência na Petrobras: “Estávamos reunidos com a equipe do Paulo Guedes vendo a questão do impacto do novo reajuste dos combustíveis. Como nós não temos como interferir e não pensamos em interferir na Petrobras”.

Mais cedo, o presidente repetiu o que disse na última sexta-feira (5): que estuda uma maneira de mexer nos impostos que incidem sobre os combustíveis, inclusive o ICMS, que é um imposto estadual e incide sobre a venda e transporte de diversos produtos.

Analistas dizem que qualquer negociação de tributos não pode virar uma disputa que interfira na gestão e nos resultados da companhia.

“Hoje, a Petrobras é uma empresa do mundo, tem acionistas espalhados pelo mundo inteiro. A Petrobras tem muito para investir ainda, principalmente na área de pré-sal e isso pode atrasar os planos de investimentos da companhia”, explica Álvaro Bandeira, economista-chefe do Modalmais.

A Petrobras afirmou que não houve mudança na política de preços, que continua alinhada aos preços internacionais.

Com informações G1.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários