5 alimentos que protegem contra o câncer de próstata

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.

O câncer da próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e histórico de câncer na família, e está ligado a uma dieta rica em alimentos processados como fast food, e carnes embutidas, como salsicha e linguiça, por exemplo.

1. Tomate: licopeno

O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.

A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o câncer é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido a temperaturas elevadas, e por isso o molho de tomate tem mais licopeno que o tomate fresco. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.

 


2. Castanha-do-pará: selênio

O selênio é um mineral encontrado principalmente na castanha-do-pará e que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante. Além da castanha, ele também está presente em alimentos como farinha de trigo, gema do ovo e frango. Veja os alimentos ricos em selênio.

 


3. Vegetais Crucíferos: sulforafano

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.

 


4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis

As isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.

Além do chá verde, esses nutrientes também presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.

 


5. Peixes: ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. Ele está presente em peixes de água salgado como salmão, atum e sardinha, além de também estar em alimentos como linhaça e chia.

 


Juntamente com o aumento do consumo de frutas, legumes e chá verde, também é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos como salsicha, linguiça e presunto, fast food e alimentos industrializados ricos em gordura, como lasanhas e pizzas congeladas.

Além da alimentação, é importante fazer o exame de prevenção do câncer de próstata com o médico urologista e saber quais os primeiros sintomas dessa doença, para que ela seja identificada precocemente.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários