Brinquedo de parque desaba e fere crianças no Norte do Piauí

Dentre as vítimas, uma adolescente e uma criança passaram por cirurgia nesta segunda-feira (16). O dono do parque não foi encontrado pela polícia.

Brinquedo de parque de diversões desaba e deixa crianças feridas no Piauí — Foto: Divulgação/PMPI

Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento em que um brinquedo de um parque de diversões desabou, na noite de sábado (14), em São João da Fronteira, no Norte do Piauí. Pelo menos quatro crianças e uma adolescente ficaram feridas.

As imagens mostram as crianças sentadas em balanços do brinquedo, que gira em alta velocidade e a uma distância considerável do chão. De repente, o eixo da estrutura balança e cede, e ela vem abaixo junto com as vítimas.

O barulho chama a atenção de adultos próximos ao local, que correm até o brinquedo caído. Eles acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou parte das vítimas ao hospital municipal de São João da Fronteira.

Outras cinco precisaram ser transferidas ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, a 73 km da cidade. Dentre elas, uma adolescente de 14 anos fraturou o fêmur e uma criança de 12 anos, o rosto e o fêmur. Ambas passam por cirurgias nesta segunda-feira (16).

As outras crianças, entre 10 e 12 anos, tiveram ferimentos na perna, queixo e rosto. Elas ficaram em observação durante o domingo (15) e receberam alta nesta segunda.

Parque era irregular, dizem bombeiros

Segundo a Polícia Militar do Piauí (PMPI), a estrutura do brinquedo cedeu e caiu em um parque montado próximo a uma praça da cidade, no primeiro dia de festejos juninos.

Em nota, a prefeitura do município lamentou o acidente e manifestou "apoio e disposição a ajudar" às famílias das vítimas (leia ao fim da reportagem).

Já o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) informou que o parque de diversões "não possuía atestado de regularidade" (confira ao fim da reportagem).

Polícia investiga acidente

Dois homens que operavam o brinquedo foram conduzidos à Central de Flagrantes de Piripiri para prestar depoimento. O dono do parque não foi encontrado pela polícia.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Piripiri, que deve investigar como o incidente aconteceu.

Confira as notas na íntegra:

Prefeitura de São João da Fronteira

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do acidente envolvendo um brinquedo de parque de diversões que deixou crianças e uma adolescente feridas.

Neste momento de dor e apreensão, expressamos nossa mais sincera solidariedade às vítimas, às suas famílias e a toda a população. Manifestamos nosso apoio e disposição a ajudar como possível.

Que a recuperação das crianças feridas seja breve e completa, e que elas recebam todo o cuidado necessário para superar esse momento difícil.

Corpo de Bombeiros do Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, através do 6º grupamento da cidade de Piripiri, informa que, após o incidente em um parque de diversões no município de São João da Fronteira, realizou na manhã desse domingo (15), uma vistoria de fiscalização no local, que constatou que o parque de diversões em questão não possuía atestado de regularidade junto ao CBMEPI.

A notificação ao parque ainda não foi realizada, pois nenhum proprietário foi encontrado. O CBMEPI reforça que a segurança estrutural de eventos temporários, também são atribuição dos órgãos municipais competentes, visto que a Instituição cuida do que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí reforça a importância de que toda e qualquer estrutura temporária destinada a eventos públicos ou privados, possua o Atestado de Regularidade emitido pela corporação. Este documento é uma exigência legal e tem como principal objetivo assegurar a proteção da vida, do patrimônio, e do meio ambiente, garantindo que a estrutura atende aos requisitos mínimos de segurança previstos em normas técnicas vigentes.

Fonte: g1

adskeeper

Postagem Anterior Próxima Postagem