Menino atingido por raio enquanto cavalgava com égua: físicos explicam como adolescente sobreviveu

Animal morreu e menino chegou a desmaiar, segundo o pai. Professores levantaram hipóteses do que pode ter salvado o menino, e a principal teoria é a “Tensão de Passo”.

 


Depois de ser atingido por um raio, o estudante Edison Júlio, de 12 anos, sobreviveu e a égua em que ele cavalgava morreu em Montes Claros de Goiás, no oeste do estado. Ao g1, dois físicos levantaram hipóteses do que pode ter salvado o menino, e a principal teoria é a “Tensão de Passo”, que, neste caso, pode indicar que o animal recebeu um choque maior, pelo fato de ter quatro patas, ou seja, quatro pontos diferentes que atraíram a corrente elétrica.

“O menino está sobre o animal e a passagem de corrente da descarga atmosférica sobre ele é muito rápida. O animal sofre mais porque ele vai descarregar [a corrente] em quatro pontos diferentes, nas quatro patas. E isso vai provar a “Tensão de Passo”. Cada ponto desses [as patas] vai ter um potencial elétrico diferente, de acordo com a resistividade do solo”, explicou o professor de física Ítalo Vector.

O acidente aconteceu no dia 20 deste mês e, segundo Flávio Júlio, pai do menino, o filho chegou a desmaiar e teve queimaduras no corpo. O doutor em física e professor da Universidade Federal de Goiás Giovanni Piacente reforçou que a “Tensão de Passo” é uma das hipóteses para o acidente e disse que Edison pode ter sido atingido indiretamente pelo raio.

“Dá para dizer que ele não foi atingido diretamente pelo raio, o raio caiu no chão e o energizou. A corrente passou mais pela égua e o menino foi atingido indiretamente. Para precisar a teoria, tínhamos que ter detalhes do local onde eles estavam e se estavam perto de um ponto mais alto, por exemplo,”, afirmou Giovanni.

 

Acidentes com raios

O professor Ítalo exemplificou a "Tensão de Passo" com outro acidente comum, que é quando animais bovinos morrem após queda de raios.

“É muito comum a gente ver gado, que a descarga atmosférica não vai no corpo dele, mas ainda assim ele morre queimado. Isso acontece justamente por conta dessa ‘Tensão de Passo’, que dá a diferença de potencial elétrico entre as suas patas. Um dos efeitos da passagem corrente elétrica é o aquecimento [que causa as queimaduras]", afirmou.

Ítalo completou que o tamanho do animal em comparação ao solo e ao menino também pode ter influenciado no desfecho do caso.

“Além de o animal ser maior, ele está em contato com o chão e teve essa descarga amplificada, esses efeitos da passagem de corrente elétrica vão ser um pouco mais intensos nele por conta disso”, pontuou.

 

Égua morre após ser atingida por raio em fazenda em Monte Claro de Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Júnior

Susto

O menino teve ferimentos leves e, apesar do susto e da tristeza de perder seu animal, já se recuperou, segundo o pai. O homem filmou o animal caído no chão (assista no início da reportagem).

“Só Deus na causa, graças a Deus ele tá bem. Melhorou”, comemorou.

Pela foto, é possível ver que o menino teve uma espécie de queimadura, por conta do acidente. Sobre os ferimentos, o professor Ítalo falou que Edison teve “sorte” por não terem sido mais graves.

“A passagem em uma corrente elétrica é devastadora, ele poderia ter falecido infelizmente”, finalizou.

 

Edison Júlio, de 12 anos, ficou ferido após ser atingido por um raio em Montes Claros de Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Júlio

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Obrigado pela visita leitor! Volte sempre! 😉

Postar um comentário

0 Comentários