Bolsa Família: saiba como vai funcionar a atualização de cadastros

De acordo com o Governo Federal, em março serão iniciadas as atualizações cadastrais dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Isso ocorre devido aos grandes índices de inconsistências nos registros dos segurados, que motivaram um “pente-fino” na lista de membros do programa.

A ação busca identificar aqueles que estão recebendo o benefício indevidamente, para que famílias que têm direito possam passar a recebê-lo.

Confira todos os detalhes sobre as atualizações de cadastro do novo Bolsa Família: quem deve realizar a atualização, os prazos, como agendar e outros detalhes.

Quem vai precisar atualizar o cadastro?

Atualmente, cerca de 21 milhões de famílias recebem o benefício social Bolsa Família. e todas elas deverão passar pela atualização cadastral.

Durante o processo de atualização dos cadastros, os segurados permanecerão recebendo os benefícios do programa normalmente, até que sejam convocados para realizar a atualização.

É preciso agendar?

O agendamento da ação será necessário, mas a responsabilidade do agendamento não será do beneficiário, e sim, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os beneficiários deverão comparecer ao CRAS somente quando forem convocados, por isso, não devem buscar atendimento por conta própria antes de serem chamados.

O governo contratou cerca de 12 mil funcionários a mais para reforçar os atendimentos nas unidades do CRAS, nesta ação de atualização cadastral.

Em sua visita à unidade, o segurado fará a atualização das informações pessoais e familiares junto à base de dados do CadÚnico.

Caso seu direito ao programa continue, o beneficiário continua recebendo os recursos normalmente.

Já para casos em que os segurados não atendam mais aos critérios do programa, seu benefício será cancelado imediatamente.

Caso o titular não compareça à unidade do CRAS quando notificado, o benefício será cancelado após dois meses.

Até quando vai a atualização do cadastro?

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a ação deve ser concluída até dezembro de 2023, identificando as irregularidades que foram apontadas.

Inconsistências e irregularidades foram encontradas em análises do governo, segundo o ministro Wellington Dias, no registro de 2,5 milhões de beneficiários do programa.

Também havia sido divulgado anteriormente, que os beneficiários irregulares teriam a opção de solicitar sua saída voluntária do programa através do CadÚnico, mas não foram confirmadas novidades sobre o assunto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE


Obrigado pela visita leitor! Volte sempre! 😉

Postar um comentário

0 Comentários