Quando começa a entrega do Imposto de Renda 2025?

 

Mudança na tabela do IRPF em 2024 vai isentar cerca de 15,8 milhões de pessoas de pagar o imposto; Receita Federal vai detalhar as regras depois do Carnaval

Quem deve declarar Imposto de Renda em 2025? — Foto: Marcello Casal Jr.

entrega do Imposto de Renda 2025 deve começar em 14 de março e deve ir até 30 de maio, a exemplo do que ocorreu em 2024. Na ocasião, o período de ajuste de contas com o fisco se deu de 15 de março a 31 de maio - começando e terminando em dias úteis. O prazo e as regras do Imposto de Renda 2025 vão ser detalhados pela Receita Federal depois do carnaval.

Até o dia do início da entrega da declaração, o fisco vai disponibilizar o programa do IRPF 2025 - que você poderá baixar neste link -, assim como vai liberar aos contribuintes as informações para quem escolher fazer a declaração pré-preenchida desde o primeiro dia do prazo.

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Quem deve declarar Imposto de Renda em 2025?

Pelas regras em vigor, deve declarar Imposto de Renda em 2025 todo cidadão residente no Brasil que em 2024 (ano-calendário) recebeu rendimentos acima de R$ 30.639,90 - cerca de R$ 2,5 mil mensais - com salário, aposentadoria e aluguel, entre outras receitas.

O limite que define quem está obrigado a entregar a declaração em 2025 pode ser corrigido. De 2023 para 2024, por exemplo, o limite mudou de R$ 28,5 mil para os atuais R$ 30,6 mil.

O limite mínimo ainda não mudou mas a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi corrigida em fevereiro do ano passado. E a mudança isenta quem recebeu até dois salários mínimos - R$ 2.824,00 - em 2024 de pagar IR, cerca de 15,8 milhões de contribuintes.

O que MUDOU na declaração do Imposto de Renda 2025?

  • Faixa de isenção foi ampliada - A tabela foi corrigida em 2024 e a faixa de isenção passou de R$ 2.112 para R$ 2.259,20 por mês. Com o desconto simplificado de R$ 564,80, quem recebeu até dois salários mínimos (R$ 2.824) em 2024 ficou isento de pagar IR. (veja tabelas abaixo)

O que PODE mudar na declaração do Imposto de Renda 2025?

  • O limite anual que obrigado uma pessoa a declarar Imposto de Renda é de R$ 30.639,90 em 2024 e pode aumentar neste ano; Se você somar tudo que recebeu em 2024 e o resultado for menor do que R$ 30,6 mil, você não vai precisar entregar a declaração do IR 2025;
  • O valor mínimo para dos rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte que em 2024 foi de R$ 200 mil, isso inclui o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro-desemprego, doações, heranças e PLR;
  • O valor mínimo para declarar bens ou direitos que está em R$ 800 mil;
  • e para quem teve receita com atividade rural - limite em vigor é de R$ 153.199,50.
  • O prazo para a entrega da declaração, que deve ser de 14 de março a 30 de maio de 2025;

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O que NÃO DEVE mudar nas regras que obrigam as pessoas a declarar o Imposto de Renda?

  • O calendário de lotes de restituição, que será feito em cinco lotes de maio a setembro, sempre no último dia útil do mês;
  • O limite anual para o desconto simplificado, que segue em R$ 16.754,34;
  • A isenção para maiores de 65 anos segue a mesma, em R$ 1.903,68;
  • A dedução por dependente, que fica em R$ 2.275,08;
  • O limite anual das despesas com instrução – R$ 3.561,50;
  • O valor mínimo para declarar realizou operações na bolsa de valores segue sendo de R$ 40 mil;
  • e quem entregar a declaração pré-preenchida e pedir pagamento da restituição via PIX entra na fila de prioridade para receber a restituição.

Quem está isento de pagar Imposto de Renda?

Está isento de pagar Imposto de Renda quem recebeu até dois salários mínimos em 2024. O limite é de R$ 2.259,20. No entanto, para garantir a isenção para quem recebeu até R$ 2.824, há um desconto simplificado de R$ 564,80.

Isso vale para empregados, autônomos e outras pessoas físicas que receberam até este valor por mês em 2024 e escolherem fazer a declaração com o desconto simplificado.

Veja as tabelas do Imposto de Renda 2025-2024, mensal e anual

Tabela do Imposto de Renda 2025-2024 mensal

Tabela do Imposto de Renda 2025 ano-calendário 2024 - incidência anual

Qual o limite das deduções para o Imposto de Renda 2025?

Os limites de dedução não mudam. O desconto anual por dependente, assim como o desconto com despesas de educação e o teto do desconto para quem faz declaração simplificada foram mantidos em R$ 2.275,08, em R$ 3.651,50 e em R$ 16.754,34, respectivamente.

A correção na tabela do IR, no entanto, só muda na primeira faixa de isenção - a exemplo do que ocorreu em 2023 e diferentemente do que ocorria até 2015, quando o ajuste na faixa inferior também era acompanhado por correções nas faixas seguintes.

Ou seja, o restante da tabela não sofreu correção. Num exemplo, a alíquota de 27,5% incidia a partir dos valores superiores a R$ 4.664,68 por mês, e assim vai continuar.

Quais os documentos necessários para declarar o IRPF 2025?

A lista de documentação pode ser extensa, a depender do tipo de declaração. Por isso, manter todos os documentos e comprovantes armazenados ao longo do ano, de forma organizada, pode facilitar o preenchimento, explica explica João Victorino, educador financeiro. Confira os principais documentos:

  • Informes de rendimentos, como de contribuições previdenciárias e de empresas que trabalhou no ano anterior, além de instituições financeiras onde possui conta; caso seja autônomo, guarde os comprovantes como RPA, carnê-leão e notas fiscais de prestação de serviços.
  • Comprovantes de despesas e deduções, como documentação relativa a despesas médicasmensalidades escolares, observando os limites de dedução estabelecidos pela Receita. Vale lembrar que a emissão de recibo médico por profissionais de saúde pessoas físicas passou a ser obrigatório pelo aplicativo Receita Saúde;
  • Além disso, guarde comprovantes de contribuições à Previdência Privada (PGBL) e oficial (INSS), caso não constem em outro informe.
  • Eventuais recibos de doações incentivadas que possam ser deduzidas, como fundos de cultura e esportes;
  • Compra e venda de bens, direitos e dívidas, como compra e venda de imóveis e veículos, pois são fundamentais para atualização de valores e verificação de ganho de capital, além de recibos de financiamentos ou de saldos de empréstimos, bem como certificados ou extratos de aplicações financeiras e participações em empresas;
  • Outros comprovantes e informações, como recibos de alugueis recebidos ou pagos, incluindo contratos de locação; para quem possui atividade rural, declaração e a documentação de receitas e despesas; e documentos relativos à herança ou doações recebidas ao longo do ano
  • Comprovantes das transações para quem opera com criptomoedas ou ativos digitais.

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