China inicia testes de swab por via anal para identificar coronavírus

Médicos chineses afirmam que método pode evitar falsos-negativos de coletas no nariz e na garganta

Visando o combate à pandemia do novo coronavírus, a China instaurou um novo protocolo no sistema de testagem para a covid-19. Os swabs — ou em bom português, cotonetes — estão sendo usados em mais um local além do nariz e da garganta. 

Sim, é exatamente onde você está pensando. De acordo com meios de comunicação asiáticos, estão sendo utilizadas amostras coletadas no ânus dos possíveis contaminados.

A justificativa dos médicos chineses para o exame quase-que-proctológico é que pacientes em recuperação podem continuar testando positivo para o coronavírus mesmo após as amostras coletadas no nariz e na garganta terem vindo negativas. 

Analisando o trato digestivo inferior, é possível saber com precisão se a pessoa ainda possui o Sars-Cov-2 em seu organismo. 

"Usando teste de swab anal, podemos aumentar nossa taxa de identificação de pacientes infectados, porém, devemos ressaltar que esse tipo de coleta não é conveniente como os outros exames", afirmou o infectologista Li Tongzeng à rede de televisão chinesa CCTV neste domingo.

Apesar da suposta efetividade do novo protocolo, médicos e pacientes chineses questionam a nova opção por conta do eventual constrangimento causado pela coleta. Em uma pesquisa feita na rede social Weibo, cerca de 80% das pessoas que participaram afirmam que não aceitariam o método invasivo.

Com a falta de popularidade do método, os médicos chineses afirmam que o PCR anal somente será utilizado em grupos seletos, como pessoas que estão nos centros de quarentena.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários