Sabia? Borboletas pousam em você para sugar suor, lágrimas e sangue




Vendo as borboletas, voando de flor em flor, a gente nem imagina que, além de néctar, elas se servem de pratos muito mais nojentos que sangue, suor e lágrimas!

Néctar de flores, seiva de frutas e de troncos de árvores, esses são apenas o arroz com feijão das borboletas. Elas se banqueteiam nas poças de lama, no sangue, suor e nas lágrimas de outros animais. Mas não é só isso, nesse cardápio também podem ser incluídos os animais em decomposição. E as opções ficam bem mais nojentas; secreção de feridas, muco nasal e lágrimas de olhos inflamados também podem fornecer um reforço ainda maior à alimentação de algumas borboletas!


Embora as borboletas se alimentam basicamente de açúcares, essas outras fontes de alimento são bem mais que um cardápio alternativo, elas fornecem os minerais necessários à sobrevivência desses insetos, especialmente o sódio.
Em ambientes longe do mar, o sódio é extremamente raro. Animais carnívoros conseguem obter sódio da carne de outros animais, mas herbívoros sofrem para conseguir esse e outros minerais.
O excesso de sódio é eliminado através de lágrimas e suores. O sangue também é fonte de minerais, seja de um animal vivo ou morto, assim como a água contida na lama.

Por isso, algumas borboletas sugam os minerais de qualquer fonte em que ele esteja disponível; seja nas lágrimas de outros animais, no muco das narinas, das feridas abertas, na lama de rios e até na pele humana.


Ainda não está claro se o ato coletar as lágrimas, machuca ou não tem algum impacto sobre os animais que têm suas lágrimas sugadas. Talvez, o único problema causado pelas borboletas seja a perda de visibilidade, afinal, é difícil ver um predador chegando com um bando de borboletas voando na sua cara.

Decerto é que, as lágrimas inflamadas possuem mais nutrientes que as lágrimas saudáveis, e as borboletas sabem disso. Elas não apenas sabem, como também não dispensam essa fonte de alimento.

É, digamos que a luta pela sobrevivência exige esse "sacrifício" delas!



O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.



Postar um comentário

0 Comentários