Problema foi noticiado pelo
portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair
informações de cadastrados
Na tarde desta terça-feira
(05/11/2019), a operadora Vivo admitiu o vazamento de dados de clientes na
internet, devido a uma brecha de segurança na plataforma Meu Vivo, utilizada por
clientes para gerenciar dados de assinatura. São informações do Techtudo.com.
O problema foi noticiado pelo
portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair
dados como nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o
nome da mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”.
O Olhar Digital informou que a
pane no sistema de segurança da Vivo deixaria expostos os dados de cerca de 24
milhões de consumidores. Em nota, a empresa telefônica diz que “o número de
clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente
menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada”. No
entanto, ela se recusou a informar o número exato de potenciais vítimas.
Ainda de acordo com a
publicação, a brecha foi descoberta há duas semanas por pesquisadores de
segurança digital. Por sua vez, a Vivo afirma que tomou conhecimento da falha
na noite dessa segunda-feira (04/11/2019).
Meu Vivo inoperante
Desde então, o assunto ganhou
repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do Meu Vivo ficou
inoperante durante parte do dia, provável reflexo dos trabalhos para correção
da falha.
A empresa não disponibilizou
nenhuma ferramenta para que clientes chequem se seus dados foram liberados na
internet sem consentimento.
No comunicado, a Vivo diz:
“A Vivo informa que, na noite
de ontem, em pouco menos de três horas, a empresa identificou e neutralizou uma
vulnerabilidade no acesso ao portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de
garantir privacidade e a segurança das informações de seus clientes. A empresa
informa ainda que o número de clientes possivelmente impactados por esta ação
ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da
imprensa especializada.
A Vivo lamenta o ocorrido e
ressalta que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança,
na busca permanente pelos mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus
clientes e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A
empresa reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os
seus clientes”.
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