Prova de Vida do INSS: Veja as regras e o novo calendário

A Prova de Vida que ainda não foi realizada pelos aposentados e pensionistas, não impedirá que eles recebam os pagamentos normais. Isso porque as datas anteriormente indicadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram prorrogadas.

No entanto, um novo calendário foi divulgado, com início em maio se estendendo até novembro de 2021.

O cronograma está divido de acordo com o mês que o segurado deveria ter feito o exame. Sendo assim, o segurado deverá comparecer ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições possibilitam que o beneficiário faça biometria nos caixas e terminais de autoatendimento.

Biometria facial

Uma novidade vai permitir que o procedimento realizar a prova de vida seja feito pelo aplicativo MeuGov.br. O sistema dispõe de serviços em um único login. Você poderá baixar a plataforma de forma gratuita em celulares que tenha disponibilidade para Android ou iOS. O resultado da validação facial pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS.

O INSS ainda está notificando os segurados sobre a elegibilidade através do e-mail e SMS.

Pessoas com dificuldade de locomoção

As pessoas que por algum motivo não podem sair de casa, poderão cadastrar uma pessoa como procuradora par fazer a prova de vida. Sendo necessário enviar o requerimento no app do Meu INSS e cessar a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Ao abrir a opção, deve-se clicar em “Novo Requerimento” e digitar no campo de pesquisa a palavra “procuração”. E depois, enviar os documentos solicitados.




Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários