Serviço para solicitar ressarcimento estará disponível no Meu
INSS a partir de quarta-feira, dia 14 de maio
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do
Seguro Social) que tiveram descontos de associações e sindicatos sem
autorização vão começar a ser notificados a partir desta terça-feira (13), por
meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Após a notificação, a partir de quarta (14), os segurados
deverão informar se de fato as operações não foram autorizadas para, então,
solicitar o ressarcimento, também por meio do Meu INSS.
Assim que o beneficiário acessar o site ou aplicativo, será
possível visualizar as notificações, automaticamente, pelo celular.
São 9 milhões de beneficiários nesta situação. Outros 27
milhões de segurados que nunca sofreram desconto associativo em seus benefícios
foram notificados de que não estavam neste grupo na última semana.
Devolução
O INSS vai devolver R$ 292,7 milhões em recursos referentes
aos descontos na folha de pagamento entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Os valores que serão devolvidos agora são referentes às mensalidades de abril.
Por uma questão operacional, esse valor já havia sido
descontado do pagamento de aposentados e pensionistas, mas foi bloqueado antes
de ser repassado para as associações e sindicatos.
A operação que revelou as fraudes no INSS ocorreu no dia 23
de abril, quando a folha de pagamento já havia sido fechada.
Investigações
As investigações identificaram a existência de
irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades de associações
aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e
pensões, concedidos pelo INSS.
Um suposto “esquema nacional de descontos de mensalidades
associativas não autorizadas” teria descontado cerca de R$ 6,3 bilhões entre
2019 e 2024. Esses descontos estão, agora, sob análise dos investigadores.
Como pedir o ressarcimento
- Caso
receba a notificação de que teve, de fato, desconto indevido em seu
contracheque, basta requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS —
ou telefone 135 — a partir da quarta-feira (14).
- Não
será necessário enviar documentos, nem preencher dados adicionais.
- Bastará
registrar que não reconhece o desconto apontado.
- O
sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada,
que terá 15 dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências
para o ressarcimento ao INSS.
- O
INSS repassará o valor ao beneficiário diretamente na sua conta bancária
de recebimento.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que o contato com os beneficiários será feito
exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS.
“Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de
mensagem SMS para celular”, adverte o instituto.
Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar na central de
teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. “A central
telefônica 135 está sendo reforçada para suportar provável aumento da demanda
de atendimentos”, acrescenta em nota.
Calendário do reembolso
08/05 - INSS começou a informar, por meio do Meu INSS, 27
milhões de segurados que não têm desconto.
13/05 - Aposentados e pensionistas que tiveram desconto
indevido começam a ser notificados pelo Meu INSS.
14/05 - Começa o serviço de para pedir reembolso de descontos
indevidos pelos canais de atendimento do INSS.
Como identificar o desconto irregular
- Acessar,
com login e senha, o Meu
INSS (site ou aplicativo)
- Clicar
em “Consultar Benefício”
- Em
seguida, em “Extrato de Pagamento”
- Clique
no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas
competências, mas é possível visualizar as anteriores também)
- Na
tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver
Crédito: R7