Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa hoje



Beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro poderão fazer retiradas nas lotéricas e em caixas automáticos. Também se iniciam os depósitos da segunda parcela

Foto: Getty Images


Valor Investe - A liberação dos saques em dinheiro do auxílio emergencial começa hoje para os trabalhadores nascidos entre janeiro e março que que receberam o depósito na conta-poupança social digital da Caixa, aberta especificamente para este programa.

Sem a possibilidade de sacar até esta semana, esses beneficiários tinha a limitação de só poder fazer transferências e pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem.

A Caixa informou que a conta-poupança social, que restringe saques ao calendário abaixo, foi aberta para os que não indicaram dados bancários no ato da inscrição ou que estavam desbancarizados.

Correntistas da Caixa, Banco do Brasil ou de outros bancos podem realizar saques normalmente nos caixas eletrônicos, qualquer hora depois de receber o auxílio. Não há necessidade de seguir o calendário.

Mas os que dependem da conta-poupança social, devem ficar atentos ao cronograma de retiradas em espécie:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro, com poupança digital gratuita da Caixa
  • 28 de abril – nascidos em março e abril, com poupança digital gratuita da Caixa
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho, com poupança digital gratuita da Caixa
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto, com poupança digital gratuita da Caixa
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro, com poupança digital gratuita da Caixa
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro, com poupança digital gratuita da Caixa

Os saques serão realizados em lotéricas e caixas automáticos e não requerem o uso de cartão físico. Será fornecido um código de acesso para os saques, informa a Caixa.

Pelo aplicativo Caixa Tem, o beneficiário terá a opção "saque" assim que a retirada estiver liberada para ele. O usuário deve escolher a quantidade que deseja sacar. Em seguida, o aplicativo vai gerar um código que deve ser digitado no caixa eletrônico ou apresentado na lotérica.

A Caixa lembra que, mesmo quem não conseguir sacar, poderá fazer até três transferências (TED ou DOC) gratuitas pelo período de 90 dias para qualquer conta de outro banco.

No entanto, há relatos nas redes sociais, de dificuldades de executar essas funções pelo aplicativo. Por isso, muitos estão ansiosos para ter acesso ao dinheiro em espécie.

Segunda parcela

Também está prevista para segunda-feira o início dos pagamentos para a segunda parcela do auxílio emergencial. Embora vários beneficiários tenham se queixado que ainda não receberam a primeira parcela, nem o governo nem a Caixa anunciou mudanças no calendário da segunda mensalidade.

Trabalhadores registrados no Cadastro Único e informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) que se cadastraram pelo site ou aplicativo Auxílio Emergencial nascidos entre janeiro e março devem começar a receber no dia 27.

O presidente da Caixa havia anunciado uma antecipação dos pagamentos. Mas o governo voltou atrás e manteve a agenda de pagamentos abaixo:

  • Dia 27 será depositado o dinheiro daqueles nascidos em janeiro, fevereiro e março;
  • Dia 28 é a vez dos nascidos em abril, maio e junho;
  • Dia 29 recebem os aniversariantes de julho, agosto e setembro.
  • No dia 30, os pagamentos serão para os nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Beneficiários do Bolsa Família ainda estão recebendo a primeira parcela e terão de esperar um pouco mais para receber a segunda.

Os pagamentos são divididos em três grupos de trabalhadores:


1.      Para beneficiários do Bolsa Família
2.     Para quem se cadastrou pelo site ou aplicativo oficial do Auxílio Emergencial
3.     Os que já estavam no Cadastro Único antes de 20 de março (para quem será adiantada a segunda parcela)


Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família recebem a primeira parcela até o dia 30 deste mês, conforme calendário oficial do programa que obedece ordem do último dígito do NIS. Até agora já foram pagos aqueles que possuem número final do NIS de 1 a 5. Os próximos pagamentos serão feitos nesta ordem:

  • Segunda-feira (27): beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 7.
  • Terça-feira (28): beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 8.
  • Quarta-feira (29): beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 9.
  • Quinta-feira (30): beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 0.

A segunda parcela só será recebida nos 10 últimos dias úteis no mês de maio. E a terceira, está programada para os últimos 10 dias últimos dias úteis de junho, também segundo o NIS.

Terceira parcela

A terceira e última parcela de R$ 600 ou R$ 1,2 mil (para mães chefes de família) será paga em maio para os trabalhadores que estavam no CadÚnico e aqueles que se inscreveram pelo aplicativo ou site.

  • Dia 26 de maio será depositado o dinheiro daqueles nascidos em janeiro, fevereiro e março.
  • Dia 27 de maio é a vez dos nascidos em abril, maio e junho.
  • Dia 28 de maio recebem os aniversariantes de julho, agosto e setembro.
  • No dia 29 de maio, os pagamentos serão para os nascidos em outubro, novembro e dezembro.



Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.


              

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.









Postar um comentário

0 Comentários