Guia da panela de pressão: Fantástico te ensina a evitar acidentes para cozinhar com tranquilidade

Em tempos de contas de gás e luz caríssimas e preços dos alimentos nas alturas, a panela de pressão se tornou uma aliada ainda mais fiel nas cozinhas brasileiras. Mas alguns casos recentes de explosões assustaram quem já tinha medo. Entenda por que acidentes acontecem e saiba como evitá-los.

 

Por que um barulho tão comum assusta tanta gente? A panela de pressão é uma aliada na cozinha. Prática, rápida, econômica. Tem quem ame. Mas tem quem não chegue perto. O maior medo: vai que explode?

É muito raro, mas pode acontecer.

Aconteceu em um bar, em Ceilândia, no Distrito Federal, há uma semana. Um homem preparava espetinhos de carne quando a panela de pressão explodiu. Ele não se machucou.

Panela de pressão com feijão explode no Setor O, no DF — Foto: Câmera de segurança/Reprodução

Livramento também para a Nilva, que mora na mesma região do bar. A cozinha dela ficou destruída depois que uma panela de pressão estourou.

“Nós estamos com a certa preocupação porque ultimamente está sendo bem comum esses tipos de acidente com panela de pressão’, comenta o capitão dos Bombeiros.

Também em Ceilândia, uma funcionária de um restaurante morreu depois de ser atingida por uma panela de pressão.

“Ela já estava em parada cardiorrespiratória no momento que o corpo de bombeiros chegou. Infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito”, conta o capitão.

O restaurante não quis se manifestar, mas, à época, no começo de maio, decretou luto. A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia para descobrir o que provocou o acidente.

Para entender por que acontecem essas explosões, o Fantástico mostra como funciona uma panela de pressão e também faz testes em um centro de treinamento para bombeiros civis em Guarulhos, na grande São Paulo (veja no vídeo acima).

Panela de pressão explode e causa estragos em Ceilândia, no DF — Foto: Arquivo pessoal

Mas quais as principais causas de acidente com panela de pressão? O que devemos fazer para evitá-los? Veja algumas dicas:

- Improvisar a válvula de segurança. Estragou a válvula, procure o fabricante e leve para o conserto em uma técnica autorizada.

- A panela sempre tem que estar limpa e bem conservada.

- Use peças de panela originais, de preferência.

- Só compre produtos com certificado do Inmetro.

- Sempre leia o manual de instruções.

- Nunca supere o limite de 2/3 da altura dos líquidos e sólidos.

O chef Léo Paixão também recomenda usar a pressão para cozinhar carnes mais duras e grãos - como feijão, lentilha e grão de bico. No final do cozimento, muita gente comete erros. Por exemplo, levar a panela pra debaixo d'água. Não pode, é perigoso.

Levantar a válvula com a mão ou com qualquer objeto para acelerar a saída da pressão - é muito arriscado. A peça foi projetada para suportar o nível de pressão do cozimento. Quando a pessoa apressa essa liberação, a válvula ou a borracha podem não aguentar. E estourar.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários