Câncer: entenda como acontece a doença, os tipos e como evitá-la

Doença é uma das mais comuns do mundo, e pode afetar vários órgãos e tecidos. Sem tratamento, pode levar à morte do paciente

O câncer é uma das doenças mais comuns no mundo inteiro. Maligna, a condição pode acontecer em vários órgãos e tecidos e, sem tratamento, pode levar à morte do paciente. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, a cada ano, 309 mil homens e 316 mil mulheres no Brasil sejam diagnosticados com alguma neoplasia.

Mas o que é, exatamente, um câncer? De acordo com o instituto, a doença é definida por um “crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância”.

Por diversos fatores, incluindo os genéticos e o estilo de vida, uma célula passa por uma mutação genética, e passa a funcionar de maneira errada. Caso o contato se cesse (a pessoa pare de fumar, por exemplo), muitas vezes o processo cancerígeno é interrompido, e a célula volta a funcionar normalmente.

“As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas”, explica o site do Inca.

A divisão acontece de forma agressiva e incontrolável, criando aglomerados de células que são denominadas tumores. Os grupos normalmente conseguem formar novos vasos sanguíneos para garantir sua nutrição e crescimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.





Postar um comentário

0 Comentários