Nascidos em fevereiro iniciam Saque-Aniversário FGTS nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (1º), os trabalhadores nascidos em fevereiro podem começar a receber o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A modalidade de saque-aniversário, criada em 2019, permite que o beneficiário retire anualmente uma parte dos recursos acumulados nas contas ativas e inativas do FGTS.

Quem ainda não aderiu deve aproveitar esta oportunidade e aderir o quanto antes, pois a modalidade será suspensa em março e é possível que seja definitivo. Veja mais a seguir!

Regras do saque-aniversário

O saque-aniversário é um programa criado pelo Governo Federal para que trabalhadores possam acessar anualmente parte do saldo das contas do FGTS em seu mês de aniversário.

Os saques podem ser realizados a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário e se estendem até dois meses após o mês de nascimento.

Por exemplo, para quem nasceu em fevereiro, o período de saque vai de 1º de fevereiro até 30 de abril. Após esse período, o saque não pode mais ser efetuado retornando a conta do FGTS.

A desistência da opção pelo saque-aniversário só pode ser efetivada após dois anos da data de adesão.

Por exemplo, se alguém optou pelo Saque-Aniversário em janeiro de 2023, só poderá retornar ao saque-rescisão em fevereiro de 2025.

Qual o valor do saque-aniversário em fevereiro e quando será liberado?

Os valores liberados para saque podem variar de acordo com o montante acumulado entre as contas ativas e inativas do trabalhador.

Confira a seguir a tabela com os valores liberados conforme saldo total e alíquota do FGTS.

 


Além disso, ao optar pela modalidade no aplicativo FGTS é possível simular o saque-aniversário para saber o valor que será liberado.

Para quem deseja valores maiores, outra opção é antecipar o saque-aniversário, com a meutudo você pode antecipar até 10 anos do saque sem precisar sair de casa.

Saque-aniversário será suspenso? Como sacar e aproveitar o FGTS?

O ministro do trabalho, Luiz Marinho, afirmou que a partir de março de 2023, o Conselho Curador do FGTS irá suspender o uso da modalidade de saque-aniversário.

A decisão, que ainda não é definitiva, irá impedir novas adesão à modalidade, o que significa que nenhum novo pedido de saque-aniversário será feito a partir desta data.

Isso pode prejudicar trabalhadores que dependem deste saque extra para obter capital, por ser uma linha de crédito com uma das mais baixas taxas de juros e sem análise de crédito.

Portanto, quem deseja usar a modalidade de saque-aniversário para realizar empréstimos com o FGTS deve fazer a solicitação o quanto antes, pois é incerto que a modalidade continuará.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Obrigado pela visita leitor! Volte sempre! 😉

Postar um comentário

0 Comentários