Novo coronavírus na China: veja o que se sabe

 

Novo vírus, segundo a revista “Nature”, teria a capacidade de se espalhar para humanos de forma similar ao do que causou a pandemia de covid-19

Coronavírus covid-19 — Foto: Unsplash

O Instituto de Virologia de Wuhan e o Laboratório de Guangzhou, em um estudo conjunto, descobriram um novo coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong, que teria capacidade de se espalhar para humanos de forma similar à do que causou a pandemia de covid-19.

O HKU5-CoV-2 foi encontrado pela equipe da virologista Shi Zhengli — que ficou conhecida por seu trabalho no Instituto de Wuhan durante a pandemia — informou a revista sobre temas científicos “Nature”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A íntegra do estudo — publicada na plataforma científica “Cell” – afirma que existem centenas de tipos de coronavírus, mas apenas alguns podem infectar humanos, incluindo Sars, Sars-CoV-2 (o vírus que causa a covid) e Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio).

Este novo (HKU5-CoV-2) usa o receptor Ace-2 para infectar organismos — o mesmo que o Sare-CoV-2 usa para causar infecções. o Ace-2 também é usado pelo víruz NL63, que causa o resfriado comum.

O HKU5-CoV-2 é um coronavírus pertencente ao grupo dos merbecovírus, que também inclui o vírus que causa a Mers. Ele tem maior potencial de infectar humanos do que outros coronavírus, devido à maneira como se liga à ACE2 humana, tornando-o semelhante ao SARS-CoV-2 e ao NL63 (um vírus do resfriado comum).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de usar uma técnica chamada Crio-EM, que utiliza um microscópio potente.

“Os merbecovírus de morcegos, que são filogeneticamente relacionados ao MERS-CoV, apresentam alto risco de transmissão para humanos, seja por transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários", diz o estudo.

Mas os cientistas disseram que ainda é preciso investigar mais sobre o comportamento do vírus, alertando que o "risco de ocorrência do HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado".

Fonte: Valor Econômico

adskeeper

Postagem Anterior Próxima Postagem