É #FAKE que Israel já tem uma vacina contra o novo coronavírus



Mensagem falsa tem circulado na web. Há, de fato, uma equipe tentando desenvolvê-la, mas o próprio chefe do departamento de biotecnologia do Instituto de Pesquisa da Galiléia (Migal) é categórico: 'Israel ainda não tem a vacina'. OMS reforça que ainda não há vacina disponível no mundo.



Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que Israel descobriu a cura contra o novo coronavírus e já tem uma vacina, que será colocada rapidamente no mercado. É #FAKE.


Não é verdade que Israel já tenha uma vacina. O que existe é uma equipe de cientistas tentando desenvolvê-la.

Procurado pelo G1, o chefe do departamento de biotecnologia do Instituto de Pesquisa da Galiléia (Migal), Chen Katz, é categórico: "Israel ainda não tem a vacina".

"No entanto, temos uma tecnologia para o rápido desenvolvimento de vacinas contra o vírus e estamos em processo de adaptação da tecnologia às novas proteínas do coronavírus", diz.

A expectativa, segundo ele, é que em poucas semanas já exista um produto pronto para avaliação clínica. "Se tudo correr bem, uma vacina estará pronta para distribuição em poucos meses", afirma.

Segundo o instituto, após quatro anos de pesquisas financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Israel, foi desenvolvida uma vacina eficaz contra o vírus da bronquite infecciosa do coronavírus aviário. Agora, o objetivo é fazer uma adaptação e criar uma vacina para humanos contra a Covid-19.

Há diversos outros grupos tentando desenvolver uma vacina pelo mundo. Há pesquisas em curso, por exemplo, nos Estados Unidos e na China, onde a epidemia teve início.

O tempo para que ela chegue ao mercado, entretanto, é incerto. Além disso, cada país tem uma agência regulatória e é preciso que a vacina seja aprovada para ser utilizada.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há nenhuma vacina nem um medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-2019. "As pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte."

"Possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão sob investigação. Eles estão sendo testados através de ensaios clínicos. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar a Covid-19", informa a entidade.

"As maneiras mais eficazes de proteger a si e aos outros são limpar frequentemente as mãos, cobrir a tosse com a curva do cotovelo ou tecido e manter uma distância de pelo menos um metro das pessoas que estão tossindo ou espirrando."

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários