O que pode e não pode? Entenda como vai funcionar o 'lockdown' na Bahia

Comércios não essenciais fecharão as portas a partir de amanhã

 


Confira:

O que pode funcionar:
Estarão abertos apenas estabelecimentos que vendam itens considerados essenciais, como remédios e alimentos (farmácia, padaria, mercado etc). Os deliverys também funcionarão até 0h, mas caberá ao dono oferecer transporte aos funcionários que ficarem além do horário do transporte público. A única restrição será a venda de bebidas alcóolicas, que estará proibida em todo e qualquer estabelecimento. Mercados deverão isolar com fitas as prateleiras de bebidas e não poderão realizar a venda. 

O que não pode funcionar
Qualquer serviço não-essencial será fechado a partir de sexta. Comércio de rua será fechado às 17, seguido por bares e restaurantes que fecharão as portas 18h. Já os shoppings e centros comerciais encerrarrão 20h. Eles só reabrirão na segunda-feira (1º).

O que não pode fazer
Práticas esportivas coletivas também estarão proibidas, assim como qualquer festa. Estão proibidas aglomerações de qualquer natureza. O decreto do toque de recolher, que iniciou na semana passada, continua valendo. O decreto atual do toque de recolher, em vigor desde domingo, continua valendo no que não for alterado pelo que será publicado. Ele determina a restrição da locomoção de pessoas, sendo vedada permanência e trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, a partir das 20h.

Transporte:
Pelo decreto atual, o metrô só funciona até 20h30. Já os últimos ônibus estão deixando as estações de transbordo às 21h30. Nos principais corredores de tráfego, os últimos coletivos passam às 20h30. O serviço é retomado a partir das 4h30 do dia seguinte, para atender os usuários que necessitam do transporte antes das 5h.

O serviço de ferry boat e lanchas entre Salvador e as ilhas também deve sofrer alterações, mas isso só será definido na publicação do novo decreto.

Vacinação:
As vacinas serão aplicadas normalmente durante o final de semana, em todos os drive-thru e postos disponíveis para os grupos que estão sendo imunizados. O prefeito Bruno Reis destacou que se trata de um serviço essencial e por isso ele seguirá. A imunização hoje está vacinando idosos acima de 83 anos. Na sexta-feira (26) será a vez dos idosos com idade igual ou acima de 82 anos. Continua também a vacinação de trabalhadores de saúde.Todos esses grupos podem se vacinar neste fim de semana.

Enfim, gostou das nossas notícias?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre Cidade, Estado, Brasil e Mundo.

O conteúdo do Macajuba Acontece é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.






Postar um comentário

0 Comentários